Polícia

Preso acusado de matar policial civil na Zona Sul de Niterói

Imagem ilustrativa da imagem Preso acusado de matar policial civil na Zona Sul de Niterói
Além do acusado, outro homem também foi preso durante a ação policial. Foto: PCERJ

Um homem, de 18 anos, apontado como um dos autores da morte do policial civil Marcelo dos Santos Dias Cola, de 55 anos, foi preso nesta quarta-feira (26).  O crime aconteceu no mês de julho de 2021, no bairro Santa Rosa, na Zona Sul de Niterói. O acusado foi preso no bairro da Engenhoca, na zona norte da cidade. Um outro homem, de 27 anos, também foi preso na ação. 

Segundo a Polícia Civil, agentes da Delegacia do Centro de Niterói (76ª DP) realizaram diligência após cruzamento de dados, que apontavam para a movimentação de criminosos em diferentes comunidades, dominadas pela facção Comando Vermelho (CV), entre elas, Morro do Estado, no Centro, Nova Brasília e Otto, ambas na Engenhoca. 

Durante a diligência, os policiais avistaram e abordaram a dupla a bordo de uma moto, modelo N Max, de cor preta, trafegando pela Travessa Barbosa. Os policiais consultaram a situação da moto e foi constatado que o veículo era roubado.  

Ainda durante a abordagem, também foi constatado que um deles é acusado de estar envolvido no arrastão que resultou na morte do policial civil.  

Com os presos foram apreendidas uma pistola calibre 9mm, com carregador alongado, um revólver calibre 38 mm, um coldre, um carregado de rádio transmissor, um traje camuflado, um cinto de guarnição montado com porta carregadores, duas balanças de precisão, dois rolos de plástico filme PVC, quatro rádios transmissores, sete cadernos com anotações do tráfico de drogas, 12 munições calibre 38 mm, 23 frascos da substância conhecida como Cheirinho da Loló, 23 pinos de cocaína, vários frascos para acondicionar o Cheirinho da Loló, entre outros objetos.

Ainda segundo a polícia, as investigações apontaram que o tráfico de drogas recrutava os 'crias das favelas' sem antecedentes criminais para fazer a guarda e transporte de armas e drogas entre as comunidades da facção criminosa, onde muitas vezes os ilícitos eram guardados nas suas próprias residências, preferencialmente às margens das favelas. 

Morte do policial

O policial civil Marcelo dos Santos Dias Cola, morreu na noite do dia 27 de julho de 2021, após ter sido baleado no queixo durante troca de tiros entre policiais militares e criminosos na Rua Doutor Mário Viana, no bairro Santa Rosa, na Zona Sul de Niterói. A troca de tiros aconteceu após tentativa de arrastão. 

< VAR entra em ação e Brasil fica no empate com o Equador Liberado ensaio técnico das escolas de samba na Sapucaí <