Polícia
Preso um dos traficantes mais procurados em SG
Apontado pela polícia como um dos três traficantes mais perigosos de São Gonçalo, o criminoso conhecido como 'Recife' ou 'Paraíba', de 36 anos, foi preso, neste domingo (2), durante uma ação conjunta da Polícia Militar de São Paulo e do Rio de Janeiro, em São José do Rio Preto, interior de São Paulo.
De acordo com a Polícia Militar, a ação conseguiu localizar Recife após informações sobre a localização do suspeito, apontado como o líder do tráfico de drogas do Complexo do Anaia, em São Gonçalo. Além disso, ele seria o responsável por comandar as ações criminosas das localidades conhecidas como Ipiiba, Monte Formoso, Barracão, Itatindiba e Estrada dos Bichinhos.
De acordo com informações coletadas pela polícia, o traficante seria o responsável também por fazer a contabilidade e gerenciar os roubos de cargas na RJ-104, em São Gonçalo. Segundo a polícia, Recife é um dos homens de confiança de Eriko dos Santos Nascimento, 45, o ‘Farme’, que, apesar preso desde 2014, continua comandando as atividades criminosas do Complexo do Anaia.
Nos últimos meses circulou a informação de que Recife estaria escondido no Complexo do Salgueiro, mas a PM não conseguiu localizar o traficante nos becos e vielas do 'quartel-general' do Comando Vermelho (CV).
Triade do crime
Poucos dias após assumir o comando do Batalhão de São Gonçalo, em agosto de 2021, o tenente-coronel Aristheu Lopes estabeleceu como meta a prisão de três criminosos apontados como os principais responsáveis pela criminalidade em São Gonçalo. Um deles era Recife ou Paraíba, que junto dos traficantes Antonio Ilário Ferreira, o 'Rabicó', e Ricardo Severo, o 'Faustão', formava a tríade do crime do segundo município mais populoso do estado do Rio.
Na epóca, o comandante da unidade ressaltou que era fundamental a participação da população com denúncia sobre o paradeiro dos criminosos atuantes em São Gonçalo.
“A colaboração da sociedade é fundamental, através de denúncias, onde o anonimato é garantido. Além disso a unidade buscará sempre a diminuição dos indicadores de criminalidade, em busca da segurança e maior qualidade de vida da população gonçalense”
Tropa do Lampião
No inicio de 2021, um grupo de criminosos da Região Nordeste invadiu São Gonçalo com o objetivo de expandir territórios e aumentar a lucravidade, a partir de atividades criminosas. Conhecidos como a 'Tropa do Lampião', eles teriam recebido abrigo em São Gonçalo, com o apoio de Recife, que teria vendido armamentos utilizados pelos bandidos durante invasões a regiões de controle do Terceiro Comando Puro (TCP) como o Complexo da Alma, no bairro Amendoeira.
A Tropa do Lampião se fez presente em diversos momentos de confrontos armados na disputa entre as facções criminosas Comando Vermelho e o Terceiro Comando Puro. Em algumas delas, os bandidos fizeram questão de aparecer ostentando forte armamento e em tom de ameaça ao principal grupo rival.
Um dos registros foi flagrado por câmeras de segurança que revelaram traficantes armados a bordo de veículos e motocicletas circulando pelas ruas da cidade. Nas imagens, é possível ver fuzis e armas consideradas de guerra pelas forças policiais.
Após meses de confrontos armados entre as duas principais facções do Estado do Rio, o Comando Vermelho conseguiu invadir o Complexo da Alma, única área que ainda era dominada pelo TCP, em São Gonçalo, e controlava o tráfico de drogas daquela região desde maio do ano passado. A polícia investiga se integrantes do grupo nordestino continua atuando no município, já que muitos deles foram presos ou mortos em ações da Polícia Militar, principalmente nos bairros Coelho, Amendoeira e Engenho do Roçado.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!