Polícia

Preso um dos traficantes mais procurados em SG

Imagem ilustrativa da imagem Preso um dos traficantes mais procurados em SG
Traficante era um dos alvos da polícia em São Gonçalo. Foto: Arquivo

Apontado pela polícia como um dos três traficantes mais perigosos de São Gonçalo, o criminoso conhecido como 'Recife' ou 'Paraíba', de 36 anos, foi preso, neste domingo (2), durante uma ação conjunta da Polícia Militar de São Paulo e do Rio de Janeiro, em São José do Rio Preto, interior de São Paulo.

De acordo com a Polícia Militar, a ação conseguiu localizar Recife após informações sobre a localização do suspeito, apontado como o líder do tráfico de drogas do Complexo do Anaia, em São Gonçalo. Além disso, ele seria o responsável por comandar as ações criminosas das localidades conhecidas como Ipiiba, Monte Formoso, Barracão, Itatindiba e Estrada dos Bichinhos.

De acordo com informações coletadas pela polícia, o traficante seria o responsável também por fazer a contabilidade e gerenciar os roubos de cargas na RJ-104, em São Gonçalo. Segundo a polícia, Recife é um dos homens de confiança de Eriko dos Santos Nascimento, 45, o ‘Farme’, que, apesar preso desde 2014, continua comandando as atividades criminosas do Complexo do Anaia.

Nos últimos meses circulou a informação de que Recife estaria escondido no Complexo do Salgueiro, mas a PM não conseguiu localizar o traficante nos becos e vielas do 'quartel-general' do Comando Vermelho (CV).

Triade do crime

Poucos dias após assumir o comando do Batalhão de São Gonçalo, em agosto de 2021, o tenente-coronel Aristheu Lopes estabeleceu como meta a prisão de três criminosos apontados como os principais responsáveis pela criminalidade em São Gonçalo. Um deles era Recife ou Paraíba, que junto dos traficantes Antonio Ilário Ferreira, o 'Rabicó', e Ricardo Severo, o 'Faustão', formava a tríade do crime do segundo município mais populoso do estado do Rio.

Comandante do Batalhão de São Gonçalo chegou a estabelecer três alvos após assumir o comando da unidade. Foto: Marcelo Tavares

Na epóca, o comandante da unidade ressaltou que era fundamental a participação da população com denúncia sobre o paradeiro dos criminosos atuantes em São Gonçalo.

“A colaboração da sociedade é fundamental, através de denúncias, onde o anonimato é garantido. Além disso a unidade buscará sempre a diminuição dos indicadores de criminalidade, em busca da segurança e maior qualidade de vida da população gonçalense”

Tropa do Lampião

Traficantes do Nordeste desfilaram armados em São Gonçalo. Foto: Reprodução

No inicio de 2021, um grupo de criminosos da Região Nordeste invadiu São Gonçalo com o objetivo de expandir territórios e aumentar a lucravidade, a partir de atividades criminosas. Conhecidos como a 'Tropa do Lampião', eles teriam recebido abrigo em São Gonçalo, com o apoio de Recife, que teria vendido armamentos utilizados pelos bandidos durante invasões a regiões de controle do Terceiro Comando Puro (TCP) como o Complexo da Alma, no bairro Amendoeira.

A Tropa do Lampião se fez presente em diversos momentos de confrontos armados na disputa entre as facções criminosas Comando Vermelho e o Terceiro Comando Puro. Em algumas delas, os bandidos fizeram questão de aparecer ostentando forte armamento e em tom de ameaça ao principal grupo rival.

Um dos registros foi flagrado por câmeras de segurança que revelaram traficantes armados a bordo de veículos e motocicletas circulando pelas ruas da cidade. Nas imagens, é possível ver fuzis e armas consideradas de guerra pelas forças policiais.

Após meses de confrontos armados entre as duas principais facções do Estado do Rio, o Comando Vermelho conseguiu invadir o Complexo da Alma, única área que ainda era dominada pelo TCP, em São Gonçalo, e controlava o tráfico de drogas daquela região desde maio do ano passado. A polícia investiga se integrantes do grupo nordestino continua atuando no município, já que muitos deles foram presos ou mortos em ações da Polícia Militar, principalmente nos bairros Coelho, Amendoeira e Engenho do Roçado.

Logo Enfoco

Alan Emiliano

Compromisso social através da informação e fiscalização do poder público, sempre dentro dos pricípios universais da justiça e da democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação.

< Boletim médico aponta 'melhora clínica' de Bolsonaro Presa com produtos furtados de supermercado em SG <