Polícia

São Gonçalo registra queda histórica em índices de violência

Publicada às 21h53 / atualizada às 10h10 (28/01)

Imagem ilustrativa da imagem São Gonçalo registra queda histórica em índices de violência
|  Foto: Foto: Marcelo Tavares
Segundo o ISP, houve redução de 35,4% no roubo a pedestres. Foto: Marcelo Tavares

Há 17 anos São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, não apresentava números tão baixos nos índices de roubos em geral, segundo os mais recentes dados divulgados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP). Em dezembro, o roubo na cidade caiu 46,2%, no comparativo com o mesmo período do ano anterior. Foram 437 registros, enquanto no mesmo periodo de 2020, foram 813.

Entre os índices de maior queda está roubo de veículo. Em dezembro do ano passado foram 115 registros contra 212, no mesmo mês de 2020. O menor número já registrado na cidade desde 2010.

A delegacia com o maior número de registros relacionados é a distrital de Alcântara (74ª DP), seguida pelas 73ª DP (Neves), 72ª DP (Mutuá) e 75ª DP (Rio do Ouro).

Outro índice que também apresentou queda foi roubo a pedestre. Segundo o ISP, houve redução de 35,4%. Em 2020, foram 339 registros contra 219 ocorrências em dezembro de 2021, ou seja, diminuição de 120 registros no mês, se tornando o menor número registrado desde 2004.

Até mesmo o indicador de letalidade violenta diminuiu, registrando 23,08% de queda no comparativo com o mesmo período de 2020.

Roubos de carga cairam 58,70% no comparativo de dezembro de 2021 contra o mesmo mês de 2020, sendo considerada a menor marca desde 2009.

Segundo o comandante do batalhão de São Gonçalo (7º BPM), tenente-coronel Aristheu Lopes, os números refletem o trabalho de parceria e integração entre as forças de segurança do município e a prefeitura da cidade, além do planejamento diário desde a chegada do militar ao quartel.

"Fizemos diversas modificações no planejamento da unidade, desde a nossa chegada, sempre focando na redução dos índices de criminalidade. Fazemos um acompanhamento diário e realizamos modificações no policiamento acompanhando sempre o fenômeno da criminalidade, que é dinâmico, muda todos os dias. Além disso, a excelente integração entre todas as forças de segurança de São Gonçalo, Polícia Militar, Polícia Civil e a prefeitura", conta.

Alta

Já roubos em ônibus aumentaram 25%. Em dezembro de 2020 foram registrados 24 roubos, já em 2021 foram 30.

Tendência de queda

Polícia Militar, PM, São Gonçalo, 7º BPM, policiamento
Município vem apresentando queda nos índices criminais desde julho do ano passado. Foto: Arquivo

Desde julho de 2021, São Gonçalo já registrada tendência de queda nos registros relacionados aos índices criminais. Em julho, a redução nas ocorrências relacionadas a roubo a pedestres foi de 27,56%. No mês de agosto do mesmo ano, a redução foi de 22,83%; em setembro, chegou a cair 44,53%. Já em outubro, os dados diminuíram ainda mais, chegando a registrar uma queda de  50%. Em novembro houve queda de 36,24%. 

São Gonçalo Presente

Programa atua na cidade desde abril do ano passado. Foto: Arquivo

O programa São Gonçalo Presente teve sua expansão em São Gonçalo no fim de março de 2021. Atualmente, a cidade conta com reforço no policiamento, auxiliado por 160 agentes de segurança patrulhando a cidade diariamente, com motos e viaturas, exclusivamente em áreas urbanas e de grande movimentação e concentração de estabelecimentos comerciais, das 5h às 23h.

Secretário de Ordem Pública de São Gonçalo, major David Ricardo comemorou os números ao dizer que o município está na direção certa e com estratégias adequadas para manter a população em segurança.

“Esses números representam um trabalho integrado e muito elaborado das forças de segurança, através das polícias Militar e Civil, São Gonçalo Presente e Guarda Municipal. Como podemos ver, são números históricos com redução significativa de todos os indicadores criminais”

< Tragédia em Niterói: Justiça marca audiência de motorista VAR entra em ação e Brasil fica no empate com o Equador <