Política
Olavo de Carvalho pode entrar para Livro de Heróis da Pátria
A deputada federal Bia Kicis (PSL-DF) quer o nome do professor e filósofo Olavo de Carvalho, morto no último dia 24 de janeiro, no Estados Unidos, no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. Ela protocolou projeto de lei nesta quarta-feira (2) sugerindo a medida.
"Essa é uma medida de justiça que o Congresso poderá fazer ao Olavo de Carvalho", contou aos seguidores no Twitter.
Olavo foi considerado "guru" do presidente da República Jair Bolsonaro (PL) e da ideologia bolsonarista, título que rejeitava. No decorrer da trajetória, era apontado como o responsável pelo surgimento da nova direita brasileira.
O Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria fica no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, na praça dos Três Poderes, em Brasília.
Pela regra, só podem ser inscritos nomes de brasileiros ou de grupos de brasileiros que tenham oferecido a vida à Pátria, para sua defesa e construção, com excepcional dedicação e heroísmo. Segundo o Senado Federal, a homenagem só poderá ser concedida mediante lei e após 10 anos da morte do laureado.
Natural de Campinas, São Paulo, Olavo morreu nos Estados Unidos. Ele deixou a esposa, Roxane Andrade de Souza, oito filhos e 18 netos. A causa da morte não foi divulgada. Recentemente, Olavo esteve internado em hospital no Brasil com problemas cardíacos.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!