Política

Prefeito de SG anuncia pacote de investimentos

Imagem ilustrativa da imagem Prefeito de SG anuncia pacote de investimentos
|  Foto: Pedro Conforte
Prefeito exalta entregas no primeiro ano de mandato e revela os planos para 2022. Foto: Arquivo

Para este ano de 2022 — e com os valores oriundos do leilão da CEDAE — a Prefeitura de São Gonçalo anuncia um pacote de investimentos nas áreas da Saúde, Educação, Mobilidade e Segurança Pública. Em entrevista exclusiva o prefeito Capitão Nelson (PL) fala dos desafios em ano de eleição que definirá o novo governador do Rio e presidente da república.

Educação

Três creches municipais, nos bairros Almerinda, Porto do Rosa e Jardim Bom Retiro, em São Gonçalo, com investimentos acima de R$ 6 milhões. A construção das unidades de ensino está entre os principais desafios do prefeito para este ano. Os projetos são articulados pela Secretaria de Gestão Integrada e Projetos Especiais, gerida pelo filho, Douglas Ruas (PL).

Segundo a prefeitura, a Secretaria de Educação já começou reformas em escolas – que deverá acontecer durante os próximos dois anos.

"Retomamos o concurso da Educação, investiremos em salas digitais e ampliaremos as salas de leitura das unidades de ensino"

Capitão Nelson, prefeito de São Gonçalo

O prefeito destacou ainda a inauguração de um novo Centro de Referência do Autista.

Saúde

A construção de um novo hospital na cidade também pode trazer esperança aos gonçalenses, segundo Nelson. Mas ainda não há definição de local e valor de licitação divulgado pelo governo. Investimento em reformas nas unidades de saúde, estão entre as metas da Prefeitura de São Gonçalo.

"Pegamos estruturas deficientes e cheias de problemas. Estamos conseguindo resolver muitas questões, mas sabemos que muito ainda precisa ser feito"

Ainda no primeiro semestre, a Policlínica do Vila Três também deverá ser implantada, segundo Nelson, com centro de imagem e variadas especialidades médicas.

Segurança

A prefeitura garante que a expectativa é que a cidade comece a ser monitorada por câmeras até o final do primeiro semestre.

"Teremos uma integração maior com as forças estaduais e federais de segurança, a fim de executarmos um planejamento detalhado para a retirada eficaz das barricadas", afirma Capitão Nelson.

Segundo o prefeito, a Polícia Militar realizou esta tarefa no decorrer de 2021, mas ele considera ser 'uma luta diária'. Defende que com a ampliação do programa São Gonçalo Presente, já foi reduzido em mais de 50% os índices de roubos a pedestres e de veículos.

"O plano de Segurança Pública é abrangente e já está sendo executado, em ações aparentemente rotineiras, mas que são fundamentais para ordenarmos a cidade"

Dança das cadeiras

Após um ano marcado por exonerações no secretariado, Capitão Nelson (PL), descarta crise na prefeitura e atritos internos.

As saídas de André Carvalho da Secretaria de Saúde; José Fernando Soares, que deixou a presidência da Fundação Municipal de Saúde; e de Lícia Damasceno, agora ex-secretária de Educação, foram minimizadas pelo prefeito.

"Os secretários pediram para deixar o governo por questões pessoais, mas seguem com bom relacionamento. Foram substituídos por funcionários concursados e experientes. Não há atritos e não existe nenhuma divergência no governo que não tenha sido resolvida com o diálogo"

No decorrer do ano, parlamentares de oposição fizeram duras críticas às formas de atuação de determinados secretários empossados em janeiro, sendo apontado, inclusive, falta de diálogo com o governo.

"O município sempre buscou dialogar com todo o Legislativo. O gabinete sempre esteve de portas abertas e vários vereadores, inclusive os da oposição, estiveram lá várias vezes. Também nas secretarias, em reuniões com nosso governo. Não entendemos que exista falta de diálogo. E sempre estaremos abertos para acatar as sugestões de todos os vereadores, desde que sejam plausíveis e beneficiem a população"

Cargos e salários

Quando perguntado se considera as mudanças no Plano de Cargos, Carreira e Salários dos educadores, um revés da administração com o setor da Educação, Nelson afirma que a medida foi um ganho para a categoria. Apesar de representantes dos profissionais de educação acionaram o Ministério Públio contra a lei sancionada.

"Ele [o plano] garante a equiparação salarial de toda a categoria ao piso nacional, com acréscimo de 15,27%, totalizando 40,76% de reajuste para os servidores que recebem abaixo do piso. Não haverá redução salarial. O plano corrige uma série de distorções", finaliza Nelson.

Mobilidade urbana e infraestrutura

Para 2022 o prefeito destaca o programa Asfalta São Gonçalo, em parceria com o estado, através do Departamento de Estradas e Rodagens (DER). A prefeitura garante que a iniciativa já contemplou 12 ruas e a meta é recuperar o total de 54 vias no município.

"Recuperamos várias praças da cidade. Todas passaram por obras de revitalização, limpeza e paisagismo. Inauguramos a Praça das Pedrinhas, outra importante área de lazer no Boa Vista. Executamos outras intervenções, com recuperação de redes pluviais e asfaltamento, além de obras de contenções, que já melhoraram a vida de centenas de gonçalenses"

No entanto, a prefeitura não apresentou qualquer meta relativa ao trânsito caótico, constantemente reclamado pela população, principalmente no Colubandê e Alcântara.

< Preço do GNV subiu cerca de 45% em alguns postos do Rio, diz Procon Após suposta traição, ator de 'Gênesis' reata relacionamento <