Fofura

Capivaras 'param o trânsito' em Itaipuaçu; veja o vídeo

Fotógrafo registrou a cena na madrugada de sábado (15)

Grupo foi flagrado na esquina das ruas 36 e 18, no Jardim Atlântico Oeste, em Itaipuaçu
Grupo foi flagrado na esquina das ruas 36 e 18, no Jardim Atlântico Oeste, em Itaipuaçu |  Foto: Arquivo pessoal / Adriano Marçal

Uma cena inusitada chamou a atenção de um morador do loteamento Jardim Atlântico Oeste, em Itaipuaçu, distrito de Maricá, na madrugada do último sábado (15).

Ao menos 20 capivaras foram flagradas circulando tranquilamente na esquina das ruas 36 e 18. O registro foi feito pelo fotógrafo Adriano Marçal.

Ele falou que a presença das capivaras na área não é incomum, uma vez que elas vivem às margens de um canal.

"Toda noite, elas vêm para a rua. Já estou acostumado a vê-las por aqui, especialmente nos horários mais tranquilos", disse o fotógrafo ao ENFOCO.

No entanto, na madrugada do sábado, a situação foi especial, devido a quantidade de roedores. Por volta de 0h20, Adriano avistou o grupo subindo a Rua 36.

Ele decidiu esperar pacientemente no carro, por quase meia hora, para que os animais saíssem da rua e ele pudesse passar.

"As capivaras estão fazendo manifestação", brincou o fotógrafo em um vídeo gravado no momento. "E agora? O que eu faço?", questionou.

"Então, como eu moro ali na Rua 18 quase de esquina, é muito comum a aparição delas por ali toda noite. Todo mundo que passava por ali de carro ou a pé parava para tirar fotos delas. Porém elas são bravas, por terem muitos filhotes juntos, dá para entender que elas querem defender o bando", explicou Adriano.

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta, também compartilhou as fotos nas suas redes sociais, com a legenda: "O rolezinho de sábado à noite".

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Fabiano Horta (@fabianohorta_oficial)

É importante lembrar que a capivara é um animal selvagem que se tornou um ícone ecológico no Brasil, especialmente relacionado aos nossos recursos hídricos e, em particular, à imagem do Pantanal.

A espécie não é perigosa e não representa uma ameaça aos seres humanos e, com a crescente urbanização, os animais passaram a interagir cada vez mais com os ambientes urbanos. É muito comum encontrar capivaras em diversos bairros de Maricá, geralmente perto de lagoas e rios.

< Terror na Avenida Brasil: mais um ônibus é incendiado por bandidos Presa mãe acusada de torturar filha autista de 11 anos <