Combate

Rio anuncia fim da epidemia de dengue no estado

Casos de dengue atingem menor nível desde o início da epidemia

Aedes aegypti é o responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya
Aedes aegypti é o responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya |  Foto: Pixabay / Divulgação

O Governo do Rio de Janeiro decretou, nesta terça-feira (11), o fim da epidemia de dengue no estado, conforme publicado no Diário Oficial. A decisão baseia-se em análises do Centro de Inteligência em Saúde (CIS) da Secretaria de Saúde, que apontam uma queda constante no número de casos em todas as regiões por mais de quatro semanas consecutivas, alcançando o nível 1 do Plano de Contingência Estadual Contra a Dengue.

A epidemia foi decretada em fevereiro, quando foram registrados mais de 91 mil casos prováveis, incluindo 27 mil em uma única semana. Em março, o número caiu para 85 mil, em abril para 42 mil e, em maio, para 18 mil, uma redução de 57%.

Na última semana epidemiológica avaliada (26 de maio a 1º de junho), foram registrados 1.467 casos prováveis de dengue. Desde janeiro até 10 de junho, o estado registrou 268.947 casos e 178 óbitos.

A Secretaria de Saúde tem atualizado diariamente os dados no Painel Monitora e divulga quinzenalmente o Boletim Panorama da Dengue. Além do monitoramento, o governo treinou dois mil profissionais de saúde, instalou centros de hidratação em 44 municípios e reforçou estoques de medicamentos. Também foram ampliadas as salas de hidratação em 11 UPAs e disponibilizados 160 leitos em nove unidades de referência.

O Observatório da Dengue e o Comitê de Operações Emergenciais foram criados para melhorar o acompanhamento e a resposta à epidemia, ajudando a reduzir os casos de forma significativa. As autoridades de saúde ressaltam a importância de manter práticas preventivas para evitar novos surtos.

< Ticiane Pinheiro diverte seguidores ao buscar filhas na escola Jovem morta em acidente de moto sonhava morar em Niterói <