Inclusão

Shoppings de SG inovam com sinalização para os daltônicos

Ação é realizada em parceria com uma ONG portuguesa

No SG Shopping, funciona espaço para conscientizar sobre o daltonismo
No SG Shopping, funciona espaço para conscientizar sobre o daltonismo |  Foto: Divulgação

O Pátio Alcântara e o São Gonçalo Shopping anunciaram, nesta quinta-feira (23), uma novidade aos frequentadores: uma sinalização com um alfabeto das cores único, inovador e transformador para quem tem daltonismo, que é uma condição médica que afeta a capacidade do paciente enxergar diferentes tonalidades de cores ou mesmo discernir por completo uma cor da outra.

A ação faz parte de uma parceria entre a administradora dos empreendimentos e a ONG portuguesa ColorADD, criadora do sistema de identificação de cores premiado e aprovado pela comunidade científica internacional.

De acordo com a administradora, é a primeira empresa do setor de shoppings na América Latina a implementar essa linguagem inclusiva em centros de compras. O ColorADD já é utilizado em 90 países e cumpre seis dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, entre eles "saúde e bem-estar", "educação de qualidade" e "redução das desigualdades", de acordo com a administradora.

O ColorADD já é utilizado em 90 países
O ColorADD já é utilizado em 90 países |  Foto: Divulgação
É uma ação que promove a diversidade e a inclusão. Fernanda Benayon, Coordenadora de Mkt do Pátio Alcântara

“É uma ação que promove a diversidade e a inclusão e, portanto, reduz as desigualdades entre as pessoas", disse a coordenadora de Marketing do Pátio Alcântara, Fernanda Benayon.

Atividades recreativas

Para marcar o início da campanha nos dois empreendimentos de São Gonçalo, haverá entrega de balões coloridos e distribuição de material explicativo sobre o daltonismo e o ColorADD. Também serão realizadas ativações recreativas e educativas com os clientes, principalmente o público infantil, incluindo um teste que permite detectar se a criança tem alguma dificuldade para identificar as cores.

Tenho plena convicção de que essa iniciativa promoverá um impacto positivo na vida das pessoas. Diogo Salgado, Coordernador de Mkt do SG Shopping

“O ColorADD representa um avanço rumo à inclusão e compreensão das necessidades das pessoas com daltonismo. Estou genuinamente emocionado ao testemunhar a adesão da NIAD e do São Gonçalo Shopping a essa causa. Tenho plena convicção de que essa iniciativa promoverá um impacto positivo na vida de inúmeros indivíduos", ressaltou o coordernador de Marketing do São Gonçalo Shopping, Diogo Salgado. 

Mais conscientização

No São Gonçalo Shopping, um novo espaço foi inaugurado ao lado do Outback com o objetivo de promover a inclusão e aumentar a conscientização sobre o daltonismo. Este lounge oferece aos clientes a oportunidade de se envolverem com uma proposta educativa centrada nos desafios enfrentados pelos daltônicos.

O destaque do espaço é um jogo da memória com símbolos de cores adaptados para pessoas com daltonismo. Além disso, há um ponto informativo no qual os visitantes podem aprender mais sobre a condição e assistir a vídeos educativos relacionados ao tema.

No sábado (25), das 14h às 16h, o lounge sediará atividades lúdicas e educativas voltadas para a compreensão das necessidades dos daltônicos e a promoção da inclusão social. As crianças terão a oportunidade de participar de diversas atividades, como pintura facial, resolução de cubos mágicos, jogo de Twister e receber balões como brinde.

Daltonismo afeta mais homens

De modo geral, o daltonismo costuma afetar – em menor ou maior grau – a capacidade de enxergar cores como o vermelho, o verde e o azul, mas outros tons podem ser afetados. Há, inclusive, pacientes que não conseguem diferenciar dentre tons mais claros e mais escuros de determinadas colorações.

Também existem os que possuem visão acromática, só enxergando branco, cinza ou preto. O daltonismo é mais comum nos homens, mas também pode afetar mulheres, ainda que mais raramente, por conta do cromossomo X, segundo os especialistas. 

< Inscrições estão abertas para cursos gratuitos em Niterói Por 4 votos a 3, Cláudio Castro é absolvido de acusações <