Skip to content

Região

São Gonçalo lança jardim para combater Aedes Aegypti

Redação | Publicado em:

Imagem não disponível

O grupo britânico Active Citizens  e a prefeitura de São Gonçalo firmaram parceria para ampliar o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Neste sábado (11), o Parque Industrial do Colubandê  abre as portas para a inauguração do Jardim Usina, a partir das 9h.

A abertura do local tem como principal objetivo  o controle biológico do mosquito através do plantio de 10 mil sementes da crotalária – uma espécie de legume usado como adubo, cuja flor atrai a libélula – um predador natural do Aedes Aegypti.

O projeto faz parte do Programa Jardins de Inovação Social e contará com a presença do prefeito José Luiz Nanci, de diversos secretários municipais, representantes da sociedade civil, biólogos, ambientalistas e membros do Conselho Britânico.

De acordo com o subsecretário de Usina, Ecidemar Junior, este é um modelo do que se pretende implantar por toda cidade, usando a inovação social para conscientizar as comunidades e transformar o meio ambiente. O Parque Industrial fica localizado na Rua Salvatori, nº 2160, Colubandê.

jardim usinaaligncenter

O mosquito

O Aedes aegypti é um mosquito doméstico que vive dentro de casa e perto do ser humano. Com hábitos diurnos, o mosquito se alimenta de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e entardecer. A reprodução acontece em água limpa e parada, a partir da colocação de ovos pelas fêmeas. Os ovos são colocados e distribuídos por diversos criadouros. A população pode denunciar focos do mosquito Aedes aegypti, assim como solicitar visitas dos agentes, através dos telefones 2712-0720 ou 0800-022-6806.

Active Citizens

É um projeto fomentado pelo grupo British Council que visa contribuir no controle do mosquito Aedes aegypti. O programa é realizado em 46 países e tem como objetivo a transformação de realidades locais com a participação comunitária, através do Jardins de Inovação Social (JIS). Pioneiro no Brasil, o Actives Citizens São Gonçalo propõe ações de transformação de espaços degradados em Jardins de Crotalárias.

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Fiscalização apreendemais de 45 toneladas de arroz suspeito de irregularidade no Rio
Rio

Fiscalização apreende mais de 45 toneladas de arroz vendido como Tipo 1 no Rio

Justiça bloqueia mais de R$ 320 milhões ligados ao CV em esquema ilegal do gás de cozinha
Segurança Pública

Justiça bloqueia mais de R$ 320 milhões ligados ao CV em esquema ilegal do gás de cozinha

Jogo de tarot nas eleições do Brasil
Rachel Mandalov - Conexões Místicas

Futuro do Brasil: o que dizem as cartas sobre as novas relações entre os Poderes

Brasil & Mundo

Flávio Bolsonaro publica carta e se autoproclama presidente da República