Skip to content

Região

Maricá tem aparelho que detecta HIV em uma hora

Redação | Publicado em:

Imagem não disponível
2018 08 22 Aparelho Teste HIV CLARILDO 3798aligncenter

A Secretaria de Saúde de Maricá adquiriu, na última quarta-feira (22), o equipamento “MPima”, que realiza o diagnóstico de HIV. Anteriormente, o resultado da doença demorava cerca de 40 dias, mas com a nova tecnologia a resposta é dada em aproximadamente um hora. O aparelho, que está pronto para uso, ficará instalado no Hospital Municipal Conde Modesto Leal, no Centro.

Para a secretária de Saúde, Simone Costa, a máquina será importante quando o Centro de Testagem Anônimo (CTA), que está em fase de cotação, estiver funcionando. Com o CTA móvel, a equipe de saúde poderá ir em lugares de difícil acesso.

“Com o teste rápido, o médico descobre a patologia e a sua evolução para definir o tratamento. Como o equipamento é pequeno, ele cabe no nosso CTA. Com isso, Maricá está sendo pioneira. É a tecnologia chegando com o tempo menor de ação para o usuário e é isso que precisamos ter. É um diagnóstico rápido, com um tratamento rápido para a AIDS não matar mais ninguém”, enfatizou Simone.

ooo

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Ator de 'A Viagem' é investigado por violência doméstica contra ex-namorada
Celebridades

Ator de ‘A Viagem’ é investigado por violência doméstica contra ex-namorada

Militar da Marinha é preso pela PF em operação contra fraude na compra de armas
Segurança Pública

Militar da Marinha é preso pela PF em operação contra fraude na compra de armas

Rio

Após dois dias preso, cão é resgatado de paredão rochoso em Nova Friburgo

Bombeiros encontram corpo após lancha bater em pedras no Rio
Interior

Corpo de piloto desaparecido após acidente de lancha é encontrado na Costa Verde do Rio