Skip to content

São Gonçalo

Porto da Pedra leva utopia amazônica de Henry Ford para Sapucaí

Redação | Publicado em:

Reprodução / Flickr



A Porto da Pedra, tradicional agremiação de São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio, levará para a Série Ouro do Carnaval carioca o enredo sobre a Fordlândia, a cidade utópica idealizada por Henry Ford, fundador da gigante automotiva Ford. Sob a batuta do experiente carnavalesco Mauro Quintaes, a escola se prepara para contar essa história rica em detalhes e simbolismo.

“Esta é mais uma fábula amazonense que trazemos para o carnaval carioca, contando a saga da indústria Ford, através de seu fundador Henry Ford que, no início do século XX, chegou à conclusão que os quatro ou cinco pneus que o modelo Ford T, carro mais popular produzido à época, custavam mais caro que o próprio veículo”, explica Quintaes.

Henry Ford, em um sonho audacioso, decidiu construir uma cidade com todas as características de uma típica cidade americana, batizando-a de Fordlândia. Essa “América dentro da Amazônia” buscava transformar o interior da floresta em um polo de produção de borracha, essencial para sua indústria automotiva. No entanto, a imposição de uma cultura capitalista em um ambiente tão distinto gerou conflitos culturais e ambientais que ressoam até hoje.



A sinopse do enredo está prevista para ser entregue na segunda semana de julho, dando início aos preparativos para o desfile. Em 2025, a Porto da Pedra será a quinta escola a desfilar no sábado de carnaval, 1º de março, e promete um espetáculo de cores, história e reflexão.

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Brasil & Mundo

Flávio Bolsonaro na rota dos EUA? Argentina quebra o silêncio sobre suposta fuga

O prefeito de Maricá, Washington Quaquá, ouviu os trabalhadores e destacou a economia que a mudança vai trazer para o bolso de cada um.
Maricá

Maricá inova e lança app próprio para entregas; veja o que muda para motoboys

Operação Castratio chega a Niterói com buscas da PF em investigação sobre contratos de castração animal que somam R$ 200 milhões no RJ.
Segurança Pública

PF faz operação no RJ para investigar contratos de R$ 200 milhões para castração de animais

Segurança Pública

Polícia faz operação contra milícia que cobrava taxas de comerciantes e moradores em Nova Iguaçu