Skip to content

Região

Estado do Rio terá selo para estimular doação de sangue em universidades

Redação | Publicado em:

Imagem não disponível


doacao de sangue Eliane Carvalho Governo do Estado
Selo “sangue bom” estimula trote solidário com doação de sangue. Foto: Eliane Carvalho/Governo do Estado



O governador Wilson Witzel sancionou, nesta quinta-feira (24), a lei que cria o selo “Sangue Bom”, que estimula o trote solidário com doação de sangue em universidades.



A assinatura foi feita no Hemorio com a presença dos secretários de Saúde, Edmar Santos, da Casa Civil e Governança, André Moura, e do diretor do hemocentro, Luiz Amorim.



De acordo com a nova lei, o selo poderá ser utilizado para fins de identificação das instituições com a boa causa da doação de sangue e pode constar nos produtos e embalagens das universidades.



“Para que essas instituições ganhem o selo, devem organizar campanhas de doação anual ou semestral, em parceria com o Hemorio ou outra unidade de doação de sangue. O estudante que doar terá sua falta abonada”, explicou o governador.



Com o estímulo, o Hemorio espera ampliar seu estoque, que hoje recebe cerca de 250 doações por dia. Este ano, foram coletadas 64 mil bolsas de sangue.



Quem pode doar sangue



Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais.



Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes. Os voluntários não podem ter tido hepatite após os 10 anos, nem estar expostas a doenças transmissíveis pelo sangue (sífilis, AIDS, hepatite e doenças de chagas). Mulheres grávidas ou amamentando e usuários de drogas não podem doar sangue.


Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Curiosidades

Cantor famoso para bicicleta para pedir manga e acaba reconhecido por moradores; vídeo

Segurança Pública

Acusado de ameaçar mulher com faca para conseguir empréstimo é preso em Niterói

Brasil & Mundo

‘Cria’ de Duque de Caxias, brasileiro faz história ao ser eleito deputado estadual nos EUA

São Gonçalo

Morte por afogamento em São Gonçalo: o que se sabe sobre lagoa artificial em pedreira