Skip to content

Política

Aos 90 anos, eleitora vai às urnas: ‘Não se vive sem democracia’

Tiago Souza | Publicado em:

Arquivo da família

 





image


generate image?eliteImageId=43322&web=true&timestamp=1664731678999



align left
align center
align right
|
fullscreen
fullscreen







left



Texto Auxiliar:
Alinhamento Texto Auxiliar:
Link Externo:
Alinhar à esquerda:
Alinhar à direita:
Alinhar ao centro:
Fullscreen:
Fullscreen Exit:
Conteúdo Sensível:


  

A aposentada Terezinha Araújo Silva de Castro, de 90 anos, fez questão de comparecer a uma Zona Eleitoral, no bairro do Coelho, em São Gonçalo, para exercer seu direito ao voto nestas eleições. 

Mesmo com dificuldades de locomoção, a nordestina de Porto Real do Colégio, em Alagoas, desde 1967 faz questão de escolher seus candidatos e ainda discorre sobre o desempenho deles nos últimos debates. Vale lembrar que o voto feminino no Brasil foi instituído apenas em 1932, ainda na Era Vargas. 

Atenta ao momento político e às dificuldades que o Brasil enfrenta, Terezinha conta que tem alguns netos e filhos que estão desempregados, e revela seu candidato preferido. 

“Vou votar no Lula. Vi muita desgraça nesse governo e esse regime não pode continuar. Sem democracia não se pode viver. O custo de vida tá lá pras alturas. Tenho muitos filhos, netos, desempregados e isso precisa acabar”, conta Terezinha que foi, inclusive, com adesivos do candidato petista colados na roupa. 

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), idosos maiores de 66 anos não são obrigados a votar, sendo o direito facultativo, ou seja, a pessoa escolhe ou não se deseja comparecer à urna. 

Família

Acompanhada da filha de dois anos, a estudante Priscila Fassioli levou a pequena para conhecer o local de votação, na manhã deste domingo (2), na Barra da Tijuca, na Zona Sul do Rio.

 





image


generate image?eliteImageId=43327&web=true&timestamp=1664731679006



align left
align center
align right
|
fullscreen
fullscreen







left



Texto Auxiliar:
Alinhamento Texto Auxiliar:
Link Externo:
Alinhar à esquerda:
Alinhar à direita:
Alinhar ao centro:
Fullscreen:
Fullscreen Exit:
Conteúdo Sensível:


     




quote


“É um momento muito importante que iremos decidir quem irá nos representar, é o futuro da nossa nação que está em jogo”
Priscila Fassioli



align left
align center
align right
|
fullscreen
fullscreen







left



Texto Auxiliar:
Alinhamento Texto Auxiliar:
Link Externo:
Alinhar à esquerda:
Alinhar à direita:
Alinhar ao centro:
Fullscreen:
Fullscreen Exit:
Conteúdo Sensível:


  

Quem também passeou neste domingo de eleição foi o cachorrinho Brad Pitt, de apenas 5 anos. A cabeleireira, Guta de Sá, de 62 anos, tutora do animal, fez questão de preparar o pet com um look especial.

“Eu sempre trago ele para para votar, mas esse ano decidi colocar essa roupinha representando o nosso país. Acordamos cedo e viemos aqui hoje contribuir para um futuro melhor para nossa nação”, contou.

 





image


generate image?eliteImageId=43329&web=true&timestamp=1664731679018



align left
align center
align right
|
fullscreen
fullscreen







left



Texto Auxiliar:
Alinhamento Texto Auxiliar:
Link Externo:
Alinhar à esquerda:
Alinhar à direita:
Alinhar ao centro:
Fullscreen:
Fullscreen Exit:
Conteúdo Sensível:


  

Com 78 anos de idade, a aposentada Layse de Freitas também fez questão de ir à urna para contribuir com as eleições 2022, mesmo com o voto facultativo para pessoas na terceira idade. 

“Fiz questão de vir aqui hoje para votar, sempre que eu puder estarei aqui contribuindo para ajudar com a mudança”, explicou. 

O eleitor deve estar atento para a ordem de votação a fim de que não haja qualquer equívoco no momento de escolher seus representantes. Cinco cargos estarão em disputa: dois para o poder Executivo (Governador e Presidente da República) e três no âmbito do poder Legislativo (Deputado Federal, Estadual e Senador).

Na hora da votação, é importante ter atenção na ordem estabelecida pelo Congresso Nacional, iniciando para os cargos do poder Legislativo: 

Deputado Federal: é o primeiro cargo a ser votado, que tem 4 dígitos, representando o número do candidato.

Deputado Estadual: vem na sequência, com 5 dígitos.

Senador e seus dois suplentes: o eleitor deve teclar 3 dígitos.

Governador e Vice-Governador: 2 dígitos.

Presidente e Vice-Presidente da República: também 2 dígitos.

Tiago Souza

Atuante no jornalismo desde 2014, acumulando experiências em diferentes meios de comunicação, como TV, rádio e portais de notícias. Possui facilidade para escrever em diferentes editorias, com destaque para pautas policiais e factuais no hard news. LinkdIn: @tiago-souza-21b29919a/

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Detran-RJ dá fim à greve e retorna funcionamento dos postos de atendimento
Rio

Detran-RJ volta a funcionar após greve e libera motoristas de multa por atraso

Zagueiro do Vasco, Robert Renan sofre acidente de carro no Rio
Esportes

Robert Renan, do Vasco, sofre acidente de carro no Rio

TSE nega acusação de Flávio Bolsonaro sobre expulsão de fiscais do PL
Brasil & Mundo

TSE diz que é falsa a acusação de Flávio Bolsonaro sobre expulsão de fiscais do PL de sala-cofre

Niterói

Estado ameaça romper contrato com empresa após atraso de salários de funcionários em Niterói