Skip to content

Rio

Somente 25% do público prioritário está protegido contra a gripe no RJ

Redação | Publicado em:

Arquivo



A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) emitiu um novo alerta sobre a baixa cobertura vacinal contra a Influenza no estado. Até o momento, apenas 25,32% do público-alvo está protegido contra a doença, muito abaixo da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é de 90%.

Desde o início da campanha, em 2 de abril, foram aplicadas cerca de 2,3 milhões de doses da vacina, das quais pouco mais de um milhão foram destinadas ao público prioritário, considerado o mais suscetível a desenvolver casos graves da doença. O público-alvo inclui crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, idosos, povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, além de profissionais da saúde, professores, forças de segurança, caminhoneiros, trabalhadores do transporte e pessoas privadas de liberdade, entre outros.



Até o dia 18 de junho, o estado do Rio de Janeiro registrou 9.482 internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 693 óbitos relacionados à doença.

“A gripe pode parecer uma doença simples, mas para idosos e crianças pequenas representa uma séria ameaça. A vacinação é a medida de prevenção mais eficiente, por isso é fundamental que o público prioritário procure os postos de saúde ou clínicas da família para receber a dose”, enfatizou a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello.

Para ampliar a cobertura vacinal, a SES-RJ está realizando ações com uma unidade volante que percorre diferentes municípios do estado, oferecendo a vacina contra a gripe diretamente à população.

Após passar por Magé e Japeri, na Baixada Fluminense, a unidade estará em Três Rios a partir do dia 24 de junho, conforme o calendário abaixo:

24/6: Praça São Sebastião, Centro – Três Rios

25/6: Praça Arsonval Macedo, Rua Professor Murteira, Vila Isabel – Três Rios

26/6: Praça da Matriz, Rua da Matriz, 186, Santa Cruz da Serra – Duque de Caxias

27/6: Praça do Sossego, Pantanal, R. Gen. Roca, 736-792, Vila São José – Duque de Caxias

01 e 02/7: Praça Nossa Senhora da Conceição – Queimados

03 e 04/7: Paraíba do Sul

A SES-RJ reforça a importância da vacinação como principal forma de prevenção contra complicações da gripe e apela para a adesão da população, especialmente dos grupos mais vulneráveis.

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Esportes

Ancelotti faz convocação para amistosos da seleção brasileira em novembro

Patrick Stewart morre aos 86 anos
Brasil & Mundo

Morre Patrick Stewart, o Professor Xavier dos X-Men, aos 86 anos

Anatel passará a exigir reconhecimento facial para evitar fraudes e golpes
Brasil & Mundo

Anatel vai exigir biometria facial para manter linhas de telefone no ar em 2027

Obras no Jardim Atlântico Leste, em Itaipuaçu
Maricá

Mais ruas de Itaipuaçu, em Maricá, recebem obras após anos de espera