O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou neste sábado (28) que há indícios de que o líder supremo do Irã, Ali Khamenei, possa ter sido morto após ataques recentes contra alvos considerados estratégicos.
Em declaração divulgada por vídeo, Netanyahu disse que as forças militares atingiram diretamente estruturas ligadas à liderança iraniana. “Há muitos sinais de que esse tirano não existe mais”, afirmou. Segundo ele, a ofensiva destruiu o complexo associado ao dirigente.
O premiê declarou ainda que a operação teve como foco integrantes do alto escalão do regime. “Eliminamos altos funcionários do regime dos aiatolás, comandantes da Guarda Revolucionária e figuras importantes do programa nuclear”, disse. Ele acrescentou que a campanha militar deve continuar. “Nos próximos dias, atingiremos milhares de outros alvos.”
שבוע טוב, אחיי ואחיותיי, אזרחי ישראל.
— Benjamin Netanyahu – בנימין נתניהו (@netanyahu) February 28, 2026
הבוקר יצאנו, ישראל וארה״ב, למבצע משולב להסרת האיום הקיומי על ישראל מצד משטר האייתולות באיראן.
אמרתי לכם: המבצע יימשך ככל הדרוש, ונדרש גם אורך רוח.
אני מודה לידידי, הנשיא דונלד טראמפ, על מנהיגותו. שוחחתי איתו שוב הבוקר ואני מברך על שיתוף… pic.twitter.com/9u0Hm9Vmng
De acordo com o governo israelense, as ações foram realizadas com apoio dos Estados Unidos e miraram instalações consideradas centrais para a estrutura política, militar e nuclear iraniana.
Até o momento, não houve confirmação oficial por parte de Teerã sobre a morte do líder religioso, nem divulgação de evidências independentes que sustentem a declaração. A ausência de posicionamento do governo iraniano mantém a incerteza sobre o destino de Khamenei e amplia a tensão internacional diante do risco de escalada no Oriente Médio.