
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou nesta terça-feira (25) que a eleição para governador e vice-governador do Rio de Janeiro será feita de forma indireta, com votação na Assembleia Legislativa do Estado (Alerj).
A decisão veio depois da Corte corrigir a certidão que declara a inelegibilidade do ex-governador Cláudio Castro até 2030, inserindo a expressão “novas eleições indiretas”. Antes, o documento mencionava apenas “novas eleições”.
A necessidade da eleição indireta ocorre porque Cláudio Castro renunciou ao cargo na segunda-feira (23) para disputar uma vaga ao Senado, e o ex-vice-governador Thiago Pampolha também deixou o cargo ao assumir posição no Tribunal de Contas do Estado.
Na linha sucessória, o presidente da Alerj, deputado Rodrigo Bacellar, seria o próximo a assumir. No entanto, ele está afastado da presidência por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que o investiga em um caso relacionado ao ex-deputado TH Joias.
Com isso, o presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), Ricardo Couto de Castro, ocupa interinamente o comando do Executivo estadual até a eleição indireta ser realizada.