Um terremoto de magnitude 5 atingiu a região de Granada, no sul da Espanha, durante a madrugada deste sábado (15), provocando danos em imóveis e veículos. Até o momento, não há registro de pessoas feridas, segundo as autoridades locais.
O tremor foi registrado pouco depois da 1h, no horário local, na área metropolitana de Alhendín, município situado próximo à cidade de Granada. Imagens exibidas pela televisão pública espanhola TVE mostraram destroços espalhados por ruas e carros atingidos.
Equipes de emergência foram mobilizadas para atender ocorrências relacionadas ao terremoto. Segundo informações divulgadas pelas autoridades da Andaluzia, algumas pessoas precisaram ser retiradas de prédios que sofreram danos.
O vice-presidente do governo regional da Andaluzia, Antonio Sanz Cabello, informou pelas redes sociais que foi declarado estado de emergência diante dos impactos provocados pelo tremor.
As autoridades também reforçaram as orientações de segurança para os moradores. Quem estiver em Granada e não tiver identificado danos em casa deve permanecer no imóvel e evitar deslocamentos desnecessários para entrar ou sair de edifícios.
URGENTE 🚨
— Maria Osint (@MariaOsint) August 15, 2026
🇪🇸 Terremoto de magnitude 5,0 em Alhendín, Granada, Espanha. pic.twitter.com/7Cxz4ImTYO
Para quem estiver nas ruas, a recomendação é manter distância de fachadas, beirais, sacadas, muros e outras estruturas que possam apresentar risco de queda.
Granada é um dos principais destinos turísticos da Espanha e abriga importantes monumentos históricos. O terremoto ocorreu durante a madrugada, quando a população da região estava em grande parte dentro de imóveis.