Skip to content

Rio

Cordão da Bola Preta é declarado patrimônio imaterial do Rio

Redação | Publicado em:

Divulgação



O bloco Cordão da Bola Preta foi reconhecido, nesta quinta-feira (24), pelo governador Cláudio Castro como Patrimônio Histórico, Cultural e Imaterial do Estado do Rio de Janeiro. O título foi dado pela Lei 10.902/2025 sancionada no Diário Oficial do Estado e de autoria do deputado estadual Vitor Junior (PDT),

“Não há como falar de Carnaval, no Rio ou no Brasil, sem lembrar do Cordão da Bola Preta. É um bloco centenário, referência de alegria e de cultura para o povo fluminense e todos os foliões que vêm ao Rio aproveitar a festa. Essa é uma homenagem mais do que merecida à agremiação, aos seus fundadores e integrantes e, claro, ao Carnaval do Rio”, declarou Cláudio Castro.


O autor da lei também exaltou a importância do bloco centenário e do seu reconhecimento como patrimônio do Estado.  

“Declarar o Cordão da Bola Preta como patrimônio imaterial é preservar nossa memória, valorizar nossas tradições e garantir que essa manifestação cultural siga encantando gerações. Por sua importância histórica, cultural e para a memória do Carnaval, nada mais justo que homenagearmos essa manifestação, que é referência em nosso estado, perpetuando seu legado de luta e resistência que atravessou gerações”, afirma o deputado Vitor Junior. 

Bloco mais antigo do Rio 

Fundado em 1918, o Bola Preta é o bloco mais antigo do Rio de Janeiro. Considerado hoje um megabloco, atrai a cada ano uma multidão de foliões para as ruas do Rio, aos sábados de Carnaval.

O bloco, que atravessou gerações, é parte da memória cultural da capital fluminense e desfila ao som de marchinhas de Carnaval, sambas-enredo, além de clássicos de MPB. Em 1º de março deste ano, sábado de carnaval, celebrou o 106º desfile da agremiação, com o tema “Rio, eu te amo”, homenageando os 460 anos da cidade do Rio de Janeiro.

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Niterói

‘Começar do zero’: mães temem prejuízos a terapias de crianças após mudança da Unimed em Niterói

Segurança Pública

Operação em comunidade fecha avenida no Rio

Brasil & Mundo

Dedeco, youtuber de futebol, morre aos 33 anos

Segurança Pública

Falsa dentista é presa em clínica na Baixada