Skip to content

Rio

Cordão da Bola Preta é declarado patrimônio imaterial do Rio

Redação | Publicado em:

Divulgação



O bloco Cordão da Bola Preta foi reconhecido, nesta quinta-feira (24), pelo governador Cláudio Castro como Patrimônio Histórico, Cultural e Imaterial do Estado do Rio de Janeiro. O título foi dado pela Lei 10.902/2025 sancionada no Diário Oficial do Estado e de autoria do deputado estadual Vitor Junior (PDT),

“Não há como falar de Carnaval, no Rio ou no Brasil, sem lembrar do Cordão da Bola Preta. É um bloco centenário, referência de alegria e de cultura para o povo fluminense e todos os foliões que vêm ao Rio aproveitar a festa. Essa é uma homenagem mais do que merecida à agremiação, aos seus fundadores e integrantes e, claro, ao Carnaval do Rio”, declarou Cláudio Castro.


O autor da lei também exaltou a importância do bloco centenário e do seu reconhecimento como patrimônio do Estado.  

“Declarar o Cordão da Bola Preta como patrimônio imaterial é preservar nossa memória, valorizar nossas tradições e garantir que essa manifestação cultural siga encantando gerações. Por sua importância histórica, cultural e para a memória do Carnaval, nada mais justo que homenagearmos essa manifestação, que é referência em nosso estado, perpetuando seu legado de luta e resistência que atravessou gerações”, afirma o deputado Vitor Junior. 

Bloco mais antigo do Rio 

Fundado em 1918, o Bola Preta é o bloco mais antigo do Rio de Janeiro. Considerado hoje um megabloco, atrai a cada ano uma multidão de foliões para as ruas do Rio, aos sábados de Carnaval.

O bloco, que atravessou gerações, é parte da memória cultural da capital fluminense e desfila ao som de marchinhas de Carnaval, sambas-enredo, além de clássicos de MPB. Em 1º de março deste ano, sábado de carnaval, celebrou o 106º desfile da agremiação, com o tema “Rio, eu te amo”, homenageando os 460 anos da cidade do Rio de Janeiro.

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Brasil & Mundo

Dedeco, youtuber de futebol, morre aos 33 anos

Segurança Pública

Falsa dentista é presa em clínica na Baixada

Operação em comunidade de Maricá prende suspeito procurado há quase nove anos
Segurança Pública

Operação em comunidade de Maricá prende suspeito procurado há quase nove anos

Mulher foi flagrada durante revista no Presídio Jonas Lopes de Carvalho, em Gericinó; operação já contabiliza 24 visitantes presos e mais de 1.700 celulares apreendidos.
Segurança Pública

Visitante é presa ao tentar entrar com drogas em presídio de Bangu