Skip to content

Política

Rodrigo Amorim tem candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral

André Silva | Publicado em:

Reprodução / TV Alerj



A candidatura do deputado estadual Rodrigo Amorim (União Brasil) ao cargo de prefeito do Rio de Janeiro foi impugnada pela juíza Maria Paula Gouvêa Galhardo, da 125ª Zona Eleitoral do Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (5). A decisão foi tomada após uma série de representações contra o registro de Amorim, incluindo ações da coligação “O Rio merece mais”, liderada por Tarcísio Motta (PSOL), e do Ministério Público Eleitoral.

O principal argumento das impugnações é a condenação de Amorim pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ) pelo crime de violência política de gênero, decisão proferida em maio deste ano.



O caso ganhou notoriedade após o deputado, durante uma sessão da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) em maio de 2022, ter se referido à vereadora trans Benny Briolly, de Niterói, como “boi zebu” e “aberração da natureza”.

Embora Amorim tenha recorrido da condenação e conseguido a suspensão momentânea da pena, a Justiça Eleitoral considerou que há uma “evidente probabilidade do direito coletivo à proteção do erário público, especialmente ante a probabilidade de desperdício pelo emprego em campanha inútil”. Mesmo com a possibilidade de recurso, a decisão permanece em vigor.

Além da impugnação da candidatura, a decisão judicial determinou a suspensão do acesso da chapa liderada por Amorim aos recursos do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha, bem como às doações feitas por pessoas físicas.

O que diz Rodrigo Amorim

O deputado afirmou que sua candidatura ao cargo de prefeito do Rio de Janeiro, recentemente impugnada pela 125ª Zona Eleitoral, “continuará firme”.

De acordo com Amorim, a decisão da juíza contrariou pareceres do corregedor do TRE e do Ministério Público Eleitoral.

“O resultado contrariou a decisão não só do corregedor do TRE como também dois pareceres do Ministério Público eleitoral. Nada muda. Sou advogado, deputado, operador do direito e seguirei confiando nas instituições”, declarou Amorim.

Ainda de acordo com o candidato, seus advogados já entraram com recursos e a candidatura permanece em disputa.

André Silva

Bastante ativo na cobertura cultural, ja foi contemplado com o Prêmio Themis de Jornalismo, concedido pelo TJRS. Além da cultura, caminha por várias editorias, inclusive em cobertura de eventos internacionais, como a Cúpula do G20 e o encontro dos Brics. Instagram: @andrre.sillva

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Dia de Finados: confira os horários das missas em Niterói e São Gonçalo
Niterói

Dia de Finados: confira os horários das missas em Niterói e São Gonçalo

Entretenimento

Espetáculo de dança, inclusão e superação: projeto une mães e filhas em São Gonçalo

Festival de Covers de Rio das Ostras acontece de 6 a 8 de novembro, na Lagoa do Iriry, com shows gratuitos e tributos a grandes artistas.
Região dos Lagos

Rio das Ostras recebe Festival de Covers com três dias de shows gratuitos em novembro

Yoga na Praia da Boa Viagem, em Niterói
Saúde & Bem-Estar

Praia de Niterói será ponto de equilíbrio físico e mental; entenda