Logo Enfoco


    Perspectiva

    O desafio da aposentadoria

    Os novos contornos que a vida oferece no ciclo que termina

    Publicado 10/12/2024 às 20:24 | Autor: Erika Figueiredo
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    O mundo pós-aposentadoria te oferece inúmeras possibilidades de ser feliz
    O mundo pós-aposentadoria te oferece inúmeras possibilidades de ser feliz |  Foto: Divulgação

    No fim do mês eu faço aniversário. Justamente nessa data, ganho o direito de aposentar-me. No dia 2 de janeiro será publicada a minha aposentadoria, após 27 anos e meio de serviços prestados ao Ministério Público.

    Muitas coisas passam pela nossa cabeça, nesse momento. Certa vez, ouvi de uma pessoa que o trabalho ocupa um papel central na vida de muitas pessoas, por tudo que representa e traz, e assim foi comigo.

    O MP deu-me tudo. Reconhecimento profissional, capacidade econômica, desafios enormes que me fizeram crescer a possibilidade de fazer projetos a longo prazo. Deu-me muitas responsabilidades, boas amizades e muitas relações sociais.

    Colocou-me o desafio de saber existir independentemente do cargo. Pois, por ser uma profissão que te traz status, o cargo de Promotor de Justiça também pode aprisioná-lo na imagem social que você constrói ou na que os outros constróem sobre você...

    Projetos

    Sair da carreira no auge, quando meus colegas de concurso estão galgando postos na carreira e vivendo seu auge , foi uma decisão muito pensada e analisada. A necessidade de viver outras coisas e ter tempo para minha família pesou bastante. O desejo de realizar novos projetos também.

    Entretanto, há o risco de a aposentadoria trazer, para muitos, o vazio de algo insubstituível. O receio de envelhecer mais depressa. De ficar ocioso. De não ter mais perspectivas. Essa é uma das nuances que circunda essa decisão, por tratar-se de um caminho definitivo e sem retorno.

    Três conselhos

    Portanto, para os que, como eu, querem aventurar-se no maravilhoso mundo pós-aposentadoria, dou três conselhos:

    1 -Mantenha-se produtivo e ativo;

    2 - Tenha projetos e propósitos de vida;

    3 - Mude, junto com a estrutura profissional, outras estruturas da sua vida que possam fazer diferença na sua vida, como escolher outro lugar para viver, mudar hábitos, começar uma atividade física diferente , relacionar-se de outro modo com as pessoas (sendo mais presente para os que realmente importam), desafiar-se em uma carreira nova... E depois me conte como foi.

    Tenho certeza que logo ali à frente, há um Universo completamente inédito te aguardando, cheio de surpresas e desafios para você desvendar!

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo

    Relacionados em Erika Figueiredo - Filosofia de Vida