IPCA

Abril tem maior inflação para o mês em 26 anos

Maior preocupação do brasileiro é o aumento custo de vida

Com dinheiro mais curto, inflação em alta atinge principalmente os mais pobres
Com dinheiro mais curto, inflação em alta atinge principalmente os mais pobres |  Foto: Steve Buissinne/Pixabay
  

A inflação oficial do Brasil, que é medida pelo IPCA ( Índice de Precos ao Consumidor Amplo), subiu 1,06% no mês de abril, resultando no maior valor para o mês desde 1996.

O acumulado de 2022 ja está em 4,29%, bem acima da meta oficial de 3,55% para o período no ano. Em 12 meses, já atingiu 12,13%.

Acumulado de 2022 ja está em 4,29%, bem acima da meta oficial de 3,55% para o período no ano
  

De acordo com pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), a maior preocupação do brasileiro é o aumento do custo de vida no país e a alta da taxa Selic, base de cálculo para os juros, que vem subindo recorrentemente a cada reunião do Copom, o Comitê de Política Monetária. 

Como se proteger?

Uma das melhores alternativas para a proteção do patrimônio com essa inflação é o investimento em títulos atrelados ao índice. 

O Tesouro IPCA é um título público emitido pelo Governo que tem como objetivo investir em áreas de infraestrutura, saúde e segurança, ou seja, ao investir nesse título, você estará emprestando dinheiro para o Governo em troca de uma taxa de juros híbrida. A remuneração consiste de uma taxa pré- fixada mais a inflação (IPCA).

O investimento é considerado seguro e conservador, com investimento mínimo na faixa de R$31,58 ( na marcação a mercado de hoje). Basta abrir a conta em uma corretora credenciada e fazer a aplicação no Tesouro Direto.

Segue abaixo as taxas e valores retirados do site oficial do Tesouro Direto:

Imagem ilustrativa da imagem Abril tem maior inflação para o mês em 26 anos
|  Foto: Reprodução
 

Gabriel Magalhães | Economia e Mercados

Formado em Administração pela IBMEC e especializações em Negócios no Brasil e no Exterior, Masters em engenharia econômica pela UFF. Fala das tendências no mercado financeiro e os altos e baixos da economia.

< Novo recurso do WhatsApp vai permitir saída 'à francesa' de grupos Chefe de jornalismo da Globo é demitido por suspeita de corrupção <