WhatsApp GB

Usuários são banidos do WhatsApp por usarem versão pirata do app

Versão alternativa do aplicativo trazia ferramentas exclusivas

Whatsapp está banindo os usuários que usam versão pirata do app.
Whatsapp está banindo os usuários que usam versão pirata do app. |  Foto: Arquivo Enfoco
  

Sem dúvidas, o WhatsApp é o maior meio de comunicação no Brasil, chegando a gerar um verdadeiro caos quando para de funcionar. Tal popularidade também faz com que outros aplicativos semelhantes e até mesmo "piratas" existam, oferecendo benefícios que o oficial não oferece. Porém, na noite desta segunda-feira (21), o aplicativo pertencente ao Meta começou a banir os usuários que utilizam o WhatsApp GB, versão pirata dele, já que é necessário o cadastro no aplicativo original para usar a versão alternativa.

O que é o Whatsapp GB?

Lançado em 2018 de forma misteriosa, o WhatsApp GB é uma versão pirata do aplicativo original, trazendo benefícios exclusivos, que não estão presentes no WhatsApp oficial, tais quais colocar o status como "invisível" e ainda assim ver o de outras pessoas, ter acesso a mensagens e status já apagados, além do envio de áudios maiores. Essas ferramentas são justamente os motivos pelos quais algumas pessoas optam por correr o risco em usar esse tipo de app clandestino. 

Apesar de parecer uma vantagem, o WhatsApp GB coloca em risco a pessoa que o usa e toda sua lista de contatos, afinal, mesmo com diversos esforços, não se sabe quem coordena a versão pirata do aplicativo, sabendo somente que está hospedado em um servidor árabe. Além disso, para dar acesso a essas ferramentas, o WhatsApp GB quebra a criptografia padrão do aplicativo oficial, expondo os  dados de quem o usa e de todos da lista de contatos.

Para utilizar o WhatsApp GB é necessário acessar o site do aplicativo e baixar o seu arquivo em .APK, e instalá-lo, burlando a segurança do próprio celular, já que o app não pode ser encontrado na Google Play e nem na loja oficial de aplicativos da Apple. Tal processo só é possível através de um celular Android, já que o sistema iOS possui um política rígida no uso de aplicativos.

Por que o banimento?

O banimento ocorre porque, uma vez que usa a criptografia do WhatsApp original sem autorização, para ter acesso privilegiado a ferramentas ocultas,  e exige um cadastro no aplicativo oficial para usar a versão pirata, o WhatsApp se reserva no direito de banir os números que violam os termos de serviço deles.

Nas redes sociais, usuários reagem ao banimento:

< Ana Maria Braga usa bolsa em formato de botijão e web reage Campanha de Vacinação contra a Influenza em crianças de até 5 anos <