WhatsApp GB
Usuários são banidos do WhatsApp por usarem versão pirata do app
Versão alternativa do aplicativo trazia ferramentas exclusivas
Sem dúvidas, o WhatsApp é o maior meio de comunicação no Brasil, chegando a gerar um verdadeiro caos quando para de funcionar. Tal popularidade também faz com que outros aplicativos semelhantes e até mesmo "piratas" existam, oferecendo benefícios que o oficial não oferece. Porém, na noite desta segunda-feira (21), o aplicativo pertencente ao Meta começou a banir os usuários que utilizam o WhatsApp GB, versão pirata dele, já que é necessário o cadastro no aplicativo original para usar a versão alternativa.
O que é o Whatsapp GB?
Lançado em 2018 de forma misteriosa, o WhatsApp GB é uma versão pirata do aplicativo original, trazendo benefícios exclusivos, que não estão presentes no WhatsApp oficial, tais quais colocar o status como "invisível" e ainda assim ver o de outras pessoas, ter acesso a mensagens e status já apagados, além do envio de áudios maiores. Essas ferramentas são justamente os motivos pelos quais algumas pessoas optam por correr o risco em usar esse tipo de app clandestino.
Apesar de parecer uma vantagem, o WhatsApp GB coloca em risco a pessoa que o usa e toda sua lista de contatos, afinal, mesmo com diversos esforços, não se sabe quem coordena a versão pirata do aplicativo, sabendo somente que está hospedado em um servidor árabe. Além disso, para dar acesso a essas ferramentas, o WhatsApp GB quebra a criptografia padrão do aplicativo oficial, expondo os dados de quem o usa e de todos da lista de contatos.
Para utilizar o WhatsApp GB é necessário acessar o site do aplicativo e baixar o seu arquivo em .APK, e instalá-lo, burlando a segurança do próprio celular, já que o app não pode ser encontrado na Google Play e nem na loja oficial de aplicativos da Apple. Tal processo só é possível através de um celular Android, já que o sistema iOS possui um política rígida no uso de aplicativos.
Por que o banimento?
O banimento ocorre porque, uma vez que usa a criptografia do WhatsApp original sem autorização, para ter acesso privilegiado a ferramentas ocultas, e exige um cadastro no aplicativo oficial para usar a versão pirata, o WhatsApp se reserva no direito de banir os números que violam os termos de serviço deles.
Nas redes sociais, usuários reagem ao banimento:
Eu vendo esse rolê do WhatsApp GB, ainda bem que nunca tive pic.twitter.com/62OAVac1qO
— 𝙂𝙪𝙞𝙡𝙝𝙚𝙧𝙢𝙚🐍•🐺•🧜🏻♀️•🐆•🌪️•🩲 (@Guilherme18GFS) March 21, 2022
reclama de WhatsApp GB mas quando alguem apaga a mensagem reclama pic.twitter.com/8KM1M608Yt
— Bado (@pedro_paugrande) March 21, 2022
a desculpa de quem usa whatsapp gb é privacidade, sendo que a própria pessoa usa pra INVADIR a privacidade alheia (???) pic.twitter.com/FTSex0W6Mm
— ✦ Guizito 🍥 (@guizitook) March 21, 2022
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!