Emprego

Redação para entrevista de emprego. O que é analisado?

Dicas para você se dar bem em processos seletivos

A redação é um método adotado nos processos seletivos
A redação é um método adotado nos processos seletivos |  Foto: Divulgação

As etapas do processo seletivo são desenvolvidas com intuito em conhecer o perfil do candidato, com foco na identificação do perfil comportamental e técnico para posição em aberto.

Empresas adotam metodologias diversas de avaliação do candidato à vaga de emprego. São aplicados, desde testes técnicos e psicológicos, a entrevista tradicional, dinâmicas de grupo, questionários comportamentais e redação, desde temas pré-definidos até temas livres, para coletar habilidades, expectativas e características que a empresa busca.

Depois da entrevista individual, a redação é uma das etapas que mais trava o candidato na hora do recrutamento e seleção. Por onde começar, se está bom, se está ruim, como começo e termino, são uns dos sentimentos desse momento.

Leia+ Etarismo e o procedimento no mercado de trabalho

Leia+ Você já ouviu falar na plataforma LinkedIn?

A dica é PREPARE-SE!

Escreva com autonomia e assertividade entendendo com deve ser uma estrutura e aspectos dessa redação.

A redação é um método adotado nos processos seletivos, para que o recrutador tenha uma visão expandida da capacidade de raciocínio, formas de pensamento, argumentos, organização de ideias e visão de mundo. Além da análise de alguns aspectos da escrita, através da grafologia, que podem identificar o perfil do candidato. A forma, a pressão, o tamanho, velocidade e a inclinação das letras, a disposição das margens e linhas, são maneiras de analisar o lado pessoal do candidato.

Procuramos detectar o comportamento atual a respeito do candidato com essas informações, mas também, erros ortográficos e estrutura da redação.

A sua letra transmite informações dos traços de inteligência, temperamento, liderança, através do aspecto da escrita. A folha de papel A4 em branco identifica a respeito dos limites do candidato na disposição de linhas e margens. A pressão das letras, revelam informações sobre tensão, agressividade e temperamento do candidato. O tamanho da letra identifica se a pessoa é mais tímida, insegura, extrovertida, vibrante, se gostam de poder e visibilidade.

Desenvolvimento

Desenvolver um texto com início, meio e fim, é uma forma lógica de organizar as informações que serão explanadas.

Escreva de forma simples, sem abreviações, gírias, palavras rebuscadas e difíceis, não seja redundante e evite gerúndios.

A redação é uma forma textual de expor as ideias, ao organizar de maneiras objetiva, desenvolvendo fatos, argumentos e dados defendendo seu ponto de vista, tudo que fazemos verbalmente a todo tempo.

Na introdução faça um apanhado geral com base na proposta do texto. Iniciar com : É fundamental...É de conhecimento...De Acordo...Analisando o cenário atual...Atualmente.... são formas que dão um efeito específico e estimulam sua criatividade para o segundo parágrafo de desenvolvimento da informação e no terceiro a conclusão do texto.

No desenvolvimento você deve expor seus argumentos e ideias com foco no tema principal, desenvolvendo aspectos positivos e negativos, ou expor um problema, um fato específico, com suas consequências no trecho seguinte.

Na conclusão, resuma a ideia proposta e apresente a solução, retomando o que foi dito, sem apresentar novas ideias. Finalize de forma coesa e concisa como: Em virtude de...Por fim...Tendo em vista...

No final, ainda é necessário constar a assinatura da pessoa, que é uma espécie de carimbo pessoal, que mostra realmente o que somos e a imagem que desejamos passar para os demais.

O texto revela o comportamento social e a assinatura nosso íntimo" Karinne Pierre, consultora de RH

Conseguiu entender como funciona o processo seletivo que tem a redação como dispositivo de avaliação do candidato?

Por fim, numa entrevista de emprego que exija redação, treine textos com temas variados e treine assuntos aos quais você domina ou tenha probabilidade de ser sugerido nesse momento, sem inventar letras para burlar sua personalidade, para que não tenha problemas futuros se for escolhido para a vaga.

Caso precise de ajuda nesse momento, sou Mentora de Carreira, especialista em Recolocação e transição de carreira.

Entre em contato nos nossos canais, pelo link: https://www.instagram.com/karinnepierreoficial/

Karinne Pierre - Carreiras & Negócios

Karinne Pierre - Carreiras & Negócios

Com mais de 20 anos de experiência no mercado de trabalho, Karinne Pierre é CEO da Dphumanos, palestrante, mentora de carreiras e consultora empresarial.

< Linha Amarela tem faixa interditada para manutenção PM retira do ar postagem que criminalizava adolescente morto no Rio <