Carreira & emprego

Vai para uma entrevista de emprego? Não cometa esses erros

Dicas para quem está à procura de uma oportunidade

Profissionais que buscam essa recolocação, iniciam esse caminho na construção do currículo e já nesta etapa cometem erros, que poderiam ser mitigados, e que muitas das vezes nem o levam a entrevista
Profissionais que buscam essa recolocação, iniciam esse caminho na construção do currículo e já nesta etapa cometem erros, que poderiam ser mitigados, e que muitas das vezes nem o levam a entrevista |  Foto: Arquivo / Pedro Conforte
  

Em 20 anos de RH, com vivência no mundo corporativo, pude presenciar diversas situações, que acabaram por desclassificar candidatos, por despreparo na hora da entrevista de emprego.

Os profissionais que buscam essa recolocação, iniciam esse caminho na construção do currículo e já nesta etapa cometem erros, que poderiam ser mitigados, e que muitas das vezes nem o levam a entrevista, mas isso é papo para um outro momento...

Aqueles que por ventura são selecionados, demonstraram atração de alguma forma ao recrutador e precisam “encantar” na hora da entrevista, e é nesse momento que colocam tudo a perder.

Os profissionais procuram dicas de como fazer um currículo, como portar-se numa entrevista, mas não  preocupam-se em analisar o que pode ter dado errado naquele momento.

Vou te ajudar com 5 dicas, para que você não cometa esses erros na hora da sua grande oportunidade de conseguir um emprego.

Dica 1- Não minta no currículo

As empresas quando pedem conhecimento em algo, busca alguém que tenha habilidade solicitada que provavelmente você precisará entregar no exercício da sua função.

Dica 2- Falar mal de outros profissionais e empregos

Com certeza você já teve experiências negativas na sua trajetória, utilize-as de forma estratégica, extraindo de forma positiva o aprendizado. Potencialize suas habilidades e não fale mal de chefes e colegas, pois a entrevista é sobre você e não sobre o outro.

Dica 3 – Não saber falar sobre você

Aqui não é sobre suas preferências pessoais, nesse momento você precisa conectar suas competências, de acordo com o escopo da vaga anunciada, fale sobre sua carreira, sua experiência,  e o que pode agregar  em relação a vaga ao qual está candidatando-se.

Dica 4 – Comunicação Inadequada

Falar pouco, falar sem parar ou de forma exagerada com uma postura inadequada. Procure conexão com o entrevistador, foque nas perguntas feitas, não seja prolixo, desenvolva seu raciocínio e responda por inteiro o perguntado, sem limitar-se a uma ou duas palavras.

Dica 5 – Vista-se de modo adequado

Nem toda entrevista você precisa ir vestido de forma social, salto alto ou sapato social. Busque informações sobre a empresa e adeque-se ao estilo  da vaga proposta.

E por fim: PREPARE-SE!  Entenda sobre a empresa, sobre seu mercado de atuação, procure nas redes sociais, linkedin, instagram, saiba seus produtos e serviços...Não precisa ser a fundo, mas mostre que você fez a lição de casa ! 

Karinne Pierre - Carreiras & Negócios

Karinne Pierre - Carreiras & Negócios

Com mais de 20 anos de experiência no mercado de trabalho, Karinne Pierre é CEO da Dphumanos, palestrante, mentora de carreiras e consultora empresarial.

< Ciro Gomes escolhe vice-prefeita de Salvador para compor chapa Menor denuncia pai por pedir fotos suas de calcinha <