Emagrecimento

Maíra Cardi choca ao anunciar que ficará 5 dias em jejum

Influenciadora revela nova dieta

Maíra Cardi usou as redes sociais para divulgar sua nova dieta
Maíra Cardi usou as redes sociais para divulgar sua nova dieta |  Foto: Reprodução / Rede Social

Nessa sexta-feira (28), Maíra Cardi voltou a chocar a internet ao revelar que está há 3 dias sem comer. Em suas redes sociais, a influenciadora, que constantemente é acusada de desinformação e terrorismo nutricional por profissionais da saúde, mostrou um prato de comida vazio com a escrita: 'Estou de Jejum apenas tomando água, desde terça-feira! 3 dias', na sequência do vídeo a coach ainda filma uma Bíblia e a coloca sobre seu prato, abrindo em uma passagem.

E não para por aí! Na legenda, a esposa de Tiago Nigro revelou por mais quanto tempo ficará sem se alimentar: 'Serão 5, dessa vez! Quer saber como estou fazendo, por que, e por que estou contando? Escreve para mim sua dúvida, que mais tarde passo para responder todas”, afirmou.

Conheça os riscos do jejum extenso

Influenciadora ficou conhecida pelas técnicas de emagrecimento reprovadas por médicos e nutricionistas
Influenciadora ficou conhecida pelas técnicas de emagrecimento reprovadas por médicos e nutricionistas |  Foto: Rede Social

A prática do jejum é conhecida e tem ganhado fama por seus supostos benefícios para a saúde e vantagens no emagrecimento. A proposta consiste em ficar sem comer nada, apenas água ou chás durante longos períodos. Para algumas pessoas, o jejum pode variar entre oito, dez, 12 ou até mesmo 24 horas.

Quando não é realizado com a supervisão de um nutricionista, o jejum intermitente pode trazer riscos à saúde, pois cada indivíduo tem suas necessidades específicas e uma janela de tempo sem nutrientes pode ter impactos negativos à saúde. Sem os devidos cuidados, o jejum pode causar desnutrição, desidratação, hipoglicemia, fraqueza muscular, dificuldades de concentração e aumentar o risco para transtornos alimentares.

Os impactos negativos do jejum se tornam ainda maiores em pacientes que já tenham alguma carência nutricional instalada ou outro problema de saúde. Além disso, em pacientes com algum distúrbio nos hormônios insulina ou cortisol, por exemplo, há riscos de evoluir para hipoglicemia, gerando náuseas, confusão mental, sudorese, hipotensão e desmaios.

Jejum extenso e a perda de massa muscular 

Quando o indivíduo entra em jejum, o organismo continua necessitando de energia e para isso,  promove o catabolismo proteico, que nada mais é do que a perda de massa muscular. Isso ocorre porque o corpo usa a glicose do fígado e depois a glicose muscular. É possível perder peso rapidamente, mas a primeira consequência é o famoso efeito sanfona. Ou seja, ao retornar aos antigos hábitos alimentares, a pessoa recupera o peso ainda mais rápido.

Jejum extenso e efeito sanfona

Uma perda de peso saudável é aquela que promove hábitos que o indivíduo consiga manter por toda sua vida, como uma alimentação equilibrada, prática de atividade física, hidratação e sono. A ciência já comprovou que não é necessário fazer jejum para emagrecer e nem há benefícios superiores para a perda de peso, quando comparado a uma rotina alimentar com todas as refeições. 

Transtornos alimentares

Para aqueles com transtornos alimentares, o jejum prolongado pode agravar a relação já prejudicada com a comida, desencadeando comportamentos compulsivos ou restritivos mais intensos, perpetuando um ciclo perigoso de privação e excesso alimentar. Além disso, pode contribuir para problemas psicológicos, como ansiedade, depressão e distorção da imagem corporal, aumentando o risco de complicações de saúde mental.

Quem não deve realizar o jejum intermitente

Devido aos riscos à saúde, a prática do jejum não é recomendada para:

  • Crianças;
  • Idosos;
  • Gestantes e mulheres que estão amamentando;
  • Pacientes com diabetes tipo I e dependente da insulina;
  • Pacientes com infecções ou sistema imunológico deficiente;
  • Pacientes anêmicos;
  • Pacientes com ansiedade e transtornos alimentares.

É essencial lembrar que, embora a ideia de jejuar por períodos prolongados possa parecer uma solução rápida para a perda de peso, os riscos associados a essa prática sem supervisão de um nutricionista podem ter consequências graves para a saúde.

É essencial lembrar que, embora a ideia de jejuar por períodos prolongados possa parecer uma solução rápida para a perda de peso, os riscos associados a essa prática sem supervisão de um nutricionista podem ter consequências graves para a saúde.

A privação de nutrientes, os desequilíbrios eletrolíticos e os impactos negativos na saúde mental são apenas alguns dos perigos que acompanham o jejum prolongado.

Se você enfrenta o sobrepeso ou obesidade, procure um nutricionista para orientação personalizada e segura. Dessa forma, você terá um plano alimentar que atenda às suas necessidades específicas sem comprometer sua saúde.

Lembre-se: a saúde não tem atalhos" Paulo Peçanha, nutricionista

As dietas da moda que circulam na internet muitas vezes não levam em conta as particularidades do seu corpo e podem trazer mais malefícios do que benefícios. Cuide de si mesmo com responsabilidade. Sua saúde é o bem mais precioso que você possui.

PAULO PEÇANHA - MAIS LEVE

PAULO PEÇANHA - MAIS LEVE

Paulo Peçanha é nutricionista especialista em emagrecimento, com pacientes em três continentes e responsável pela produção de mais de cinco mil refeições fitness por mês. Apaixonado por promover saúde também é formando em Educação Física e Biomedicina Estética.

< Acusado de matar a tia, no Rio, é preso no dia seguinte ao crime Escolinha de futebol do Zico inicia atividades em Niterói <