Dieta

Ozempic natural e barato? O poder da berberina no emagredimento

Tudo sobre o o composto natural que viralizou nas redes

Por ser um composto natural, extraído de plantas, seu uso pode soar como inofensivo, mas é importante lembrar que nenhum medicamento, natural ou sintético, deve ser utilizado sem orientação profissional
Por ser um composto natural, extraído de plantas, seu uso pode soar como inofensivo, mas é importante lembrar que nenhum medicamento, natural ou sintético, deve ser utilizado sem orientação profissional |  Foto: Divulgação
 

Nas últimas semanas, as redes sociais foram inundadas por vídeos virais de pessoas comuns, blogueiras e até mesmo alguns profissionais da saúde divulgando diversos benefícios da utilização da berberina para o organismo.

Leia+ Sem pânico! Entenda a polêmica do aspartame

Um desses supostos benefícios foi o responsável pelo efeito viral desses vídeos: a promessa de emagrecimento rápido, fazendo com que a berberina passasse a ser chamada de Ozempic® natural com a vantagem de ser muito mais barata. Mas cá entre nós: será mesmo? Bem, vamos por partes...

O que é para que serve a berberina?

A berberina é um alcalóide extraído de plantas como a Berberis vulgaris, Berberis aquifolium, Berberis aristata, Phellodendron chinense e Rhizoma coptidis. As principais indicações que possuem evidências clínicas, apesar de ainda serem limitadas, são para reduzir o colesterol e regular a glicose no sangue, especialmente em pacientes com diabetes tipo 2, quando associada a outros tratamentos.

Por ser um composto natural, extraído de plantas, seu uso pode soar como inofensivo, mas é importante lembrar que nenhum medicamento, natural ou sintético, deve ser utilizado sem orientação profissional. Além disso, a berberina não deve ser utilizada por crianças, gestantes e lactantes

A berberina ajuda a emagrecer?

Até o momento, todas as evidências científicas sobre a perda de peso com berberina ainda são muito preliminares e inconclusivas. O maior e mais completo estudo até o momento, que avaliou e cruzou dados de diversos outros estudos sobre os efeitos do uso oral da berberina para o emagrecimento, apontou resultados muito discretos para a redução de gordura corporal e redução da circunferência da cintura.

Mas há um porém nesses estudos: a maior parte foi realizada em ratos ou em ambientes super controlados chamados  de in vitro, sem dosagem ou tempo de uso padronizado, tampouco estudos toxicológicos; a implicância disso é que não podemos garantir que esses resultados seriam iguais em humanos, nem mesmo as consequências do uso a médio e longo prazo.

Quais os riscos do uso da berberina para emagrecimento?

A berberina é apenas uma das muitas fórmulas mágicas que parecem tentadoras e irresistíveis quando o assunto é emagrecimento. Ao optarmos pelo caminho mais fácil e rápido, cruzamos uma linha tênue e arriscada entre a busca pela saúde, por meio do emagrecimento, e o surgimento de doenças físicas e emocionais, pela prática de estratégias feitas sem orientação ou, por vezes, sem eficácia comprovada pela ciência.

A berberina pode interagir com determinados medicamentos, como aqueles tomados para diabetes e hipertensão, podendo prejudicar o controle dessas doenças.

Da euforia à frustração!

Quem está na luta para perder peso sabe o quanto pode parecer difícil atingir o sucesso. Vivemos em um ambiente obesogênico onde tudo parece ter sido pensado para dificultar a perda de peso: grande oferta de produtos multiprocessados, aumento do estresse, utilização cada vez maior delas dos computadores e celular, sono cada vez mais curto e menos reparador.

A promessa de se livrar do excesso de peso rapidamente por conta de um novo medicamento, seja natural ou sintetizado em laboratório, pode seduzir com muita facilidade quem precisa e deseja emagrecer; ao se agarrar com todas as forças a essa esperança, muitas pessoas investem tempo, dinheiro e arriscam sua saúde física e mental.

Tanto na literatura científica quanto na prática clínica, nós profissionais da saúde, vemos que grande parte das pessoas recupera todo o peso perdido sob efeito de pílulas e canetas que não tem nada de milagrosas." Paulo Peçanha, nutricionista
 

Os efeitos colaterais vão muito além dos físicos, promovidos pelo efeito sanfona, são também de ordem psicológica. Há diversos relatos de pessoas que se sentem frustradas e passam a acreditar que nada mais funciona pra elas, já que nem mesmo o “remédio milagroso” funcionou. Essa falsa crença pode implicar num ciclo ainda maior de ganho de peso e propiciar a depressão.

Conclusão: afirmar que a berberina emagrece é fake!!
 

Apostar suas fichas na berberina para emagrecer tem grandes chances de te fazer perder tempo, dinheiro e saúde.

É muito mais seguro buscar melhorar seus hábitos a cada dia do que apostar em estratégias que ainda não conhecemos os efeitos a médio e longo prazo. A perda efetiva de peso vem com a mudança de atitude, das escolhas alimentares diárias, da prática de atividade física, hidratação e de uma boa noite de sono.

PAULO PEÇANHA - MAIS LEVE

PAULO PEÇANHA - MAIS LEVE

Paulo Peçanha é nutricionista especialista em emagrecimento, com pacientes em três continentes e responsável pela produção de mais de cinco mil refeições fitness por mês. Apaixonado por promover saúde também é formando em Educação Física e Biomedicina Estética.

< Prepare o bolso! Pedágios da BR-101 vão aumentar em agosto O que falta ao brasileiro é vontade <