Dieta

Veja 10 estratégias infalíveis para um emagrecimento saudável

Entenda como é possível fazer dieta sem restrições extremas

É possível emagrecer com inteligência
É possível emagrecer com inteligência |  Foto: Divulgação / Andres Ayrton

Você já deve ter ouvido falar em inúmeras dietas milagrosas e planos de emagrecimento rápido, mas será que essas abordagens são realmente sustentáveis e benéficas para a sua saúde a longo prazo?

Certamente, alguém que você conhece – ou você mesmo – já colocou a saúde em risco ao adotar dietas da moda para tentar chegar ao suposto peso ideal. E o pior, sofreu com a frustração do efeito sanfona!

Leia+ Como lidar com os gatilhos e vencer o comer emocional?!

Leia+ Creatina: o que aconteceu com o seu corpo quando você usa

A busca pelo emagrecimento saudável deve ser pautada por escolhas conscientes, uma relação equilibrada com a comida e o desenvolvimento de hábitos positivos que sejam sustentáveis e que promovam a sua saúde geral.

Estratégias

Por isso, listei 10 estratégias que não apenas ajudarão você a perder peso, mas também a promover uma transformação positiva na sua saúde e bem-estar geral. Prepare-se para descobrir como é possível emagrecer com inteligência, foco na saúde e sem recorrer a restrições extremas.

  • Abandone a mentalidade de dieta - Aprenda a deixar de lado as restrições alimentares extremas e adote uma abordagem mais flexível e equilibrada em relação à comida.
  • Coma conscientemente - Preste atenção à sua comida enquanto come, saboreie cada mordida e evite distrações, como dispositivos eletrônicos ou TV.
  • Diversifique suas refeições - Inclua uma variedade de alimentos em suas refeições para garantir a ingestão de todos os nutrientes essenciais.
  • Evite comer emocionalmente - Identifique gatilhos emocionais que levam a comer sem fome e desenvolva estratégias saudáveis para lidar com essas emoções, como por exemplo, mudar de ambiente, fazer uma lista dos motivos pelos quais você merece se manter firme no seu planejamento, etc.
  • Priorize alimentos inteiros e nutritivos - Escolha alimentos naturais e não processados, como frutas, legumes, grãos integrais, proteínas magras, carboidratos e gorduras saudáveis.
  • Faça refeições regulares - Mantenha um cronograma de refeições consistente para evitar comer em excesso devido à fome extrema.
  • Beba água - A hidratação adequada é fundamental. Beba água regularmente ao longo do dia, pois às vezes a sede é confundida com fome.
  • Durma bem - O sono inadequado pode afetar negativamente os hormônios relacionados à fome e ao apetite. Tente dormir de 7 a 9 horas por noite.
  • Foque em metas de longo prazo - Estabeleça metas realistas, em vez de buscar resultados rápidos, concentre-se em criar hábitos alimentares saudáveis e sustentáveis a longo prazo.
  • Atividade física regular - A prática regular de atividade física ajuda não só a aumentar seu gasto calórico acelerando seu metabolismo, como também sinaliza hormônios de recompensa e felicidade como dopamina e serotonina - os mesmos que você teria ao buscar conforto na comida.
Talvez, ao ler as 10 estratégias listadas acima, você tenha tido a sensação de que já sabia tudo isso. Se for seu caso, procure entender quais são suas reais dificuldades em colocar essas estratégias em prática. O apoio de um nutricionista e um psicólogo pode ser valioso nesse processo.

Lembre-se de que a jornada rumo a um estilo de vida saudável é única para cada indivíduo e pode ser desafiadora. Continue perseverando, mesmo quando encontrar obstáculos. Pequenos passos consistentes, ajustes e a busca de apoio podem fazer toda a diferença. A mudança pode levar tempo, mas cada esforço é um passo na direção certa.

PAULO PEÇANHA - MAIS LEVE

PAULO PEÇANHA - MAIS LEVE

Paulo Peçanha é nutricionista especialista em emagrecimento, com pacientes em três continentes e responsável pela produção de mais de cinco mil refeições fitness por mês. Apaixonado por promover saúde também é formando em Educação Física e Biomedicina Estética.

< Jovem desaparece em frente à escola em São Gonçalo Motorista de um dos ônibus incendiados no Rio está internado <