Fiscalização
O café que você compra é fraudado? Entenda como identificar
Medidas podem evitar que clientes caiam em golpes

Por decadas, o café se consolidou como parte essencial do cotidiano do cidadão brasileiro. Com a alta recente do preço do produto, o chamado "café fraudado" tem ganhado cada vez mais espaço nas prateleiras de supermercados.
Recebe o nome de "fraudado" porque é apresentado ao cliente como um café puro e legítimo, mas que não cumpre a legislação imposta às lavouras e pode conter impurezas, substâncias estranhas e pode ser prejudicial à saúde.
Maneiras de identificar
Entre as diversas maneiras de identificar um café verdadeiro, se destaca verificar a certificação do Selo da Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café). Procurar pelo selo na embalagem do produto é a principal forma de não cair em golpes, já que somente o selo garante que o café passou pelos controles de qualidade e pureza corretos.
Também é possível fazer a verificação utilizando o aplicativo ABICafé ou lendo o QR Code presente na embalagem. O café deve se encaixar nas categorias: tradicional, superior, extraforte, gourmet ou especial.
Além disso, vale suspeitar do preço ou rótulo do produto. Preços muito abaixo da média comercializada no mercado ou termos como "pó sabor café" podem ser fortes indícios de um produto falsificado ou que não corresponde aos padrões da Abic.
Operação 'Café Real'
Nessa quinta-feira (27), uma força-tarefa comandada pela Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (Sedcon) apreendeu cerca de três toneladas de café que serão enviadas para análise da Abic. A ação teve parceria com o Procon-RJ, a Polícia Militar do Rio, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e Procons municipais e tem como objetivo trazer uma fiscalização precisa das industrias cafeeiras e redes de supermercados.
Por ser um produto de imenso consumo, o café precisa de uma fiscalização severa para garantir a segurança alimentar da população e garantir uma confiança melhor para o consumidor.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!