Lista
Veja ranking das cidades com mais furtos de cabos; São Gonçalo é vice
Em 6 meses, Enel contabilizou 6 km fios levados

A Enel Rio registrou o furto de cerca de 6 km de cabos em vias públicas de sua área de concessão nos seis primeiros meses de 2025, número 20% maior do que o contabilizado no mesmo período do ano passado.
As cidades de Campos dos Goytacazes, São Gonçalo, Niterói, Maricá e Macaé lideram o ranking desse tipo de ocorrência, somando aproximadamente 4 km de cabos furtados entre janeiro e junho.
No total, cerca de 1,6 mil clientes da concessionária foram impactados por esse crime nas 66 cidades em que a Enel Rio atende, número 31,4% maior do que o anotado em 2024.
De acordo com a empresa, para combater o crime, algumas mudanças estratégicas, como a substituição de cabos por materiais com menor valor comercial. Além disso, há maior parceria com forças de segurança.
“O furto de cabos impacta diretamente o serviço de distribuição de energia, provocando interrupção do fornecimento para os clientes. Os reparos e a substituição dos cabos furtados exigem horas de trabalho das nossas equipes. E não podemos esquecer dos riscos que esse tipo de crime causa para quem manipula indevidamente a fiação, o que pode provocar choques, acidentes fatais e até incêndios”, afirma Fábio Damasceno, gerente do Centro de Operações do Sistema da Enel Rio.
O furto de cabos é crime com pena prevista de dois a oito anos de reclusão.
Ranking das cidades com mais furtos no 1º semestre de 2025
Campos dos Goytacazes – 2,2 km de cabos furtados
São Gonçalo – 600 metros de cabos furtados
Niterói – 560 metros de cabos furtados
Maricá – 351 metros de cabos furtados
Macaé – 308 metros de cabos furtados


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!