Logo Enfoco


    Solidariedade

    Papai Noel dos Correios: saiba como participar

    Campanha foi lançada na última segunda-feira (10)

    Publicado 12/11/2025 às 16:07 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    É preciso ficar atento aos prazos para a entrega das cartinhas e dos presentes
    É preciso ficar atento aos prazos para a entrega das cartinhas e dos presentes |  Foto: Divulgação / Correios

    Uma das campanhas de solidariedade mais conhecidas no período do Natal já começou. Foi lançada, na última segunda-feira (10), o Papai Noel dos Correios 2025, cujas cartinhas das crianças devem ser entregues até a próxima sexta (14). Já a entrega dos presentes pelos padrinhos e madrinhas até dia 5 de dezembro nas agências espalhadas no estado do Rio. 

    Para adotar a cartinha de uma ou mais crianças, basta acessar o Blog da Campanha neste link e seguir as instruções. Também é possível encontrar cartinhas físicas em 59 agências dos Correios, incluindo Icaraí e Centro de Niterói, Itaboraí, Maricá e São Gonçalo . A entrega de presentes deverá ser feita presencialmente, no ponto de entrega indicado no blog.

    Como incentivo à criatividade e da redação de textos, os Correios requisitam que as cartas sejam manuscritas. Além disso, no cadastramento será exigido o CPF da criança. O envio deve ser feito de maneira digital, através do mesmo blog para adotar uma criança. É necessário fotografar ou digitalizar a cartinha feita pela criança para envio ao blog. Atendendo aos critérios de seleção de cartas da campanha, as cartinhas são disponibilizadas para adoção.

    Os Correios ressaltam, porém, que não serão selecionadas cartas que contenham endereço, telefone ou foto da criança. Esses dados devem constar apenas no formulário de cadastro, mas não na imagem da cartinha. Não existe sorteio. Cada criança deve enviar apenas uma cartinha. A idade limite é de 10 anos.

    A campanha visa atender os pedidos de Natal das crianças matriculadas em escolas da rede pública (do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, independentemente da idade) e de instituições parceiras, como creches, abrigos e núcleos socioeducativos, além de pedidos feitos por crianças da sociedade em situação de vulnerabilidade social.

    Quase 7 milhões de cartinhas atendidas 

    De acordo com os Correios, em três décadas da campanha, quase 7 milhões de cartinhas foram atendidas. Em 2024, quando a ação completou 35 anos, 350 mil cartas foram adotadas em todo o Brasil. A campanha visar reforçar valores de inclusão, diversidade, representatividade, integridade e transparência. 

    Cada pessoa escolhe a carta que vai adotar, de acordo com o presentinho solicitado. Sendo assim, há pedidos para todos os gostos e bolsos, pois há crianças que pedem brinquedos bem simples. Mas atenção, os Correios não distribuem cartas para adoção diretamente à população, em suas residências. As cartinhas do Papai Noel dos Correios ficam disponíveis apenas nos locais indicados no blog.

    De criança apadrinhada a padrinho

    A campanha é tão conhecida da sociedade que, atualmente, segundo os Correios, muitos padrinhos e madrinhas adotam cartinhas porque receberam presentes dos carteiros, quando eram crianças e jamais esqueceram dessa emoção. 

    "Nunca vou me esquecer do carteiro chegando para entregar minha tão sonhada bola como presente de Natal. Sei que alguém, que nem conheço, fez um Natal inesquecível em minha vida. Hoje, já adulto, quero fazer a diferença na vida de uma criança também. Adoto todo ano porque sei que a criança que receber o meu presente vai lembrar desse momento pra sempre. Quem adota uma cartinha está plantando a sementinha de sonho e solidariedade em uma criança", conta Ademir Santos Júnior, que todo ano adota uma cartinha na Agência Presidente Vargas, no Centro do Rio. 

    Tags

    Enfoco

    Enfoco

    Enfoco - Informação de Verdade

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Próximo artigo
    >

    Congresso homenageia policiais mortos na megaoperação do Rio

    Relacionados em Curiosidades