Entretenimento

Alerj recebe espetáculo inspirado na inconfidência mineira

Plenário foi usado como espaço cênico. Foto: Rafael Wallace/Alerj

Os 'Sons da Inconfidência' estão ecoando no Plenário do Palácio Tiradentes desde sábado (14). O palco dos debates políticos do Legislativo estadual recebeu o espetáculo musical dirigido pelo teatrólogo Moacyr Góes, com o cantor Tony Garrido e a harpista Cristina Braga no elenco.

Inspirada no movimento separatista mineiro do Brasil Colônia e seus heróis, liderados pelo mártir que dá nome ao prédio histórico, a temporada de apresentações é uma parceria entre a Fundação de Artes do Estado (Funarj) e a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).

A estreia marcou o início do que promete ser o futuro do Palácio Tiradentes, segundo o diretor-geral da Alerj, Wagner Victer. Com a mudança da sede do Legislativo, prevista para o ano que vem, o palácio se tornará um centro cultural e outros espetáculos serão apresentados no local.

"A ideia é trazer diferentes atividades culturais, entre elas, peças que apresentem situações que aconteceram na história do Palácio Tiradentes", afirmou Victer.

O diretor do musical, Moacyr Góes, aprovou a utilização do plenário como espaço cênico: “É maravilhoso ter um espetáculo desse dentro do palácio".Cerca de 150 pessoas assistiram à estreia, entre elas a psicoterapeuta Claudia Damacena, que se emocionou com a apresentação. Segundo ela, o espetáculo cumpriu o papel artístico de encantar o público.

"A Arte é isso, tem que emocionar a gente. E é a nossa história sendo contada. Eu fiquei emocionadíssima. O povo tem que aproveitar isso e vir assistir" declarou Claudia.O Subdiretor de Cultura da Alerj, Nelson Freitas, afirmou que o palácio terá uma agenda diversificada de eventos.

“Estamos inaugurando, com esse projeto, uma parceria inédita com o Governo do Estado. Esta é uma curta temporada, mas vamos construir outras temporadas, com outros espetáculos”, destacou.

O presidente da Funarj, José Roberto Giford, ressaltou o esforço para levar "Sons da Inconfidência" ao público e afirmou que há outros projetos em parceria com a Alerj.

"Esse é o primeiro projeto que fazemos juntos, embora já tenhamos uma parceria no programa Caminhos do Brasil-Memória. E nós vamos levar esses espetáculos também para os nossos teatros, inclusive o da Vila Kennedy", disse.

Presidente da Comissão de Cultura da Alerj, o deputado Eliomar Coelho (PSol) elogiou o trabalho dos artistas: “O espetáculo é excelente, prima pela qualidade, músicas belíssimas e tudo dentro da proposta de contar a história da Inconfidência". Também estiveram presentes o deputado Waldeck Carneiro (PT) e o ator Saulo Laranjeiras.

O espetáculo conta com a participação da harpista, compositora e arranjadora Cristina Braga, dos músicos Luiz Otávio Braga (violão de sete cordas e arranjos), Afonso Machado (bandolim), Eduardo Lyra (percussão) e dos atores Renan Mattos e Simone Centurione. A curadoria e direção musical é de José Maria Braga. O musical ficará em cartaz até o dia 23 de dezembro, com apresentações gratuitas.Serviço:Sons da Inconfidência

As apresentações acontecem no Plenário do Palácio Tiradentes, na Rua Primeiro de Março. A entrada é franca, com retirada de senhas uma hora antes de cada sessão.

Datas e horários:
15/12 (domingo) às 15h e às 17h
21/12 (sábado) às 11h e às 16h
22/12 (domingo) às 15h e às 17h
23/12 (segunda) às 16h

< Dois baleados e PM ferido em São Gonçalo Lona cultural é inaugurada no Horto do Barreto, em Niterói <