Arte na rua
Artista de Niterói trabalha com cores e formas em obras pela cidade
Thiago Thipan está pintando um mural na Rua Mariz e Barros
Quem passa pela Rua Mariz e Barros, próximo ao número 178, em Icaraí, Zona Sul de Niterói, já deve ter visto, de 2018 para cá, uma onça pintada em um muro de 14 metros de largura por 2,5 de altura. Recentemente, quem visitou o local também notou que dois tigres foram pintados no lugar da onça. Ambas as obras são do artista visual, pintor e muralista Thiago Thipan (ou só Thipan, para quem já viu as obras dele).
Aos 38 anos, Thiago busca dar forma e cores por onde passa. Em Niterói, sua cidade natal, ele tem quadro em outras ruas de Icaraí, como a Gavião Peixoto. Thiago contou ao ENFOCO que sempre gostou de arte, mas começou a se arriscar nesse mundo para valer em 2013, quando pintou o primeiro mural em Curitiba.
Niteroiense, ele passou a morar na cidade do Paraná após uma oportunidade de trabalho em Publicidade, área na qual se formou.
"Eu sempre gostei da parte de ilustração, da área criativa e, a partir daí, decidi seguir por esse caminho 100% do tempo. Inicialmente, o trabalho com arte era algo paralelo, eu trabalhava em agência, até que consegui migrar para esse local mais poético, mas também ligado à comunicação", contou ele.
Suas obras começaram abstratas, mas logo ele descobriu que gostava de pintar animais e figuras da faúna e da flora.
Hoje, Thiago mora em Florianópolis, Santa Catarina, onde consegue desenvolver mais ainda sua arte. No entanto, o desejo do artista é poder retornar para Niterói, onde sua família ainda mora, e conseguir um trabalho aqui. Em Niterói, ele já pintou um mural com o menino Jesus, com animais e retratou a Amazônia. O município o inspira.
"Agora mesmo, eu estou na Praia de Icaraí, adoro vir aqui e ver as atividades ao ar livre. Passei a morar em Florianópolis depois de Curitiba por causa da praia, sentia falta. Aqui, hoje, eu tirei foto de duas freiras, pedi autorização a elas, e a partir da foto irei criar mais um quadro. Eu observo muito a religião e a parte cultural da cidade e retrato nas pinturas", contou.
Quando foi pintar o muro onde estão sendo feitos os dois tigres, que deve ficar pronto até este fim de semana, Thiago disse que ouviu muita gente perguntar e se entristecer com a nova pintura dele ter tirado a onça que ficava lá, até que ele explicou que o trabalho anterior era dele e que os outros felinos passariam a ocupar a parede.
Desenhos livres
A técnica utilizada por Thiago é a Doodle Grid, que são desenhos livres, abstratos ou não, onde ele usa cores e formas, pincéis, tinta acrílica e spray. O ateliê de Thiago fica em Icaraí, bairro onde ele nasceu. O artista pinta telas, murais e projetos digitais. O nome de Thiago já foi reconhecido até por crianças, adultos e professoras de escolas, que comentam sobre a arte dele com seus alunos.
"Eu tenho muito a contribuir para a cena artística da minha cidade. Nunca esqueci da minhas raízes e os planos são começar a desenvolver projetos por aqui", contou.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!