Entretenimento

Belchior 75 anos: conheça a música mais gravada do cantor, morto em 2017

Imagem ilustrativa da imagem Belchior 75 anos: conheça a música mais gravada do cantor, morto em 2017
Cantor segue vivo na memória com diversas regravações de suas músicas. Foto: reprodução

Um dos artistas mais versáteis da música brasileira, Antônio Carlos Belchior faria 75 anos nesta terça-feira (26). Autor de grandes sucessos, já foi gravado por inúmeros nomes da MPB, e sua obra segue viva e muito atual. Conhecido pelo cunho político, originalidade e força poética em suas letras, o autor de "Como nossos pais", além de "Velha roupa colorida" (ambas na voz de Elis Regina), "Apenas um rapaz latino-americano", "Alucinação", "A Palo Seco", segue sendo um dos artistas mais gravados da MPB.

O sucesso “Como nossos pais", foi a mais gravada por outros intérpretes até hoje e a mais tocada no Brasil de autoria do cantor e compositor cearense nos últimos dez anos, segundo um estudo do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), feito especialmente em homenagem ao cantor, que completaria 75 anos, nesta terça (26). Belchior morreu em 2017.  

Cearense de Sobral, nascido em 26 de outubro de 1946, ele tem 218 músicas e 348 gravações cadastradas no banco de dados do Ecad. O artista teve suas músicas regravadas por vários intérpretes, no entanto, Fagner, seu parceiro em "Mucuripe", lidera o ranking.

Nos últimos dez anos, a maior parte de seus rendimentos em direitos autorais pela execução pública de músicas foi proveniente dos segmentos de Rádio e TV, que corresponderam a mais de 55% do que foi destinado a ele. O órgão ressalta ainda que os filhos do cantor continuam recebendo os direitos autorais pela execução pública de suas músicas.

Esse pagamento é assegurado por 70 anos após a morte do autor (ou do último autor, em caso de parcerias), conforme determina a lei do direito autoral (9.610/98). Os direitos autorais de Belchior, referentes à execução pública de suas músicas, são repassados aos herdeiros pela União Brasileira de Compositores (UBC), associação a qual ele é filiado na gestão coletiva.

Mais executadas

1 - Como nossos pais
2 - Coração selvagem

3 - A palo seco
4 - Velha roupa colorida
5- Apenas um rapaz latino-americano
6 - Tudo outra vez
7 - Paralelas
8 - Mucuripe
9 - Comentário a respeito de John
10 - Medo de avião

Mais regravadas

1 - Como nossos pais
2 - Mucuripe
3 - Paralelas
4 - A palo seco
5 - Tudo outra vez
6 - Na hora do almoço
7 - Galos, noites e quintais
8 - Velha roupa colorida
9 - Medo de avião
10 - Apenas um rapaz latino-americano
11 - Comentário a respeito de John
12 - Divina comédia humana

< Dupla é presa com por tráfico de drogas em Maricá Uso de máscaras não é mais obrigatório em locais abertos no Rio <