Entretenimento

Bolsonaro reduz os impostos para videogames e jogos pela 3ª vez

Imagem ilustrativa da imagem Bolsonaro reduz os impostos para videogames e jogos pela 3ª vez
Nesta quarta-feira (11), o presidente Jair Bolsonaro editou mais uma vez o decreto reduzindo a alíquota do IPI sobre jogos eletrônicos. Foto: Jonny Sales

Nesta quarta-feira (11), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) editou mais uma vez o decreto reduzindo a alíquota (valor fixo aplicado como base de um imposto) do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre jogos eletrônicos.

O decreto, que já havia sofrido alterações em 2019 e 2020, sempre reduzindo a porcentagem cobrada pelo Governo a esses produtos, ganhou mais uma diminuição. São elas:

  • Inicialmente, em 2019, o valor do imposto cobrado sobre consoles e máquinas de videogame era 40%, passando para 30% em 2020 e, na última quarta-feira (11), o valor foi para 20%.
  • Para acessórios de consoles ou máquinas em que os jogos são reproduzidas numa tela, nessa terceira terceira redução saiu de 22% para 12%. O valor cobrado em 2019 era de 32%.
  • Já as máquinas de jogos de vídeo com tela incorporada, portáteis ou não reduziu de 6% para 0%. Em 2019 o imposto era de 16% sobre o produto.

Com essa nova redução há uma expectativa de que os consoles e jogos fiquem mais baratos, algo que já ocorreu em 2020, quando no lançamento do Playstation 5 e Xbox Series S/X, houve a diminuição de R$ 300 no valor final dos videogames. Algo que foi creditado a segunda redução do IPI na época.

Apesar disso, há sempre a possibilidade desse valor não ser repassado para os gamers, aumentando a margem de lucro das empresas, que terão que pagar menos impostos, afinal, conforme a própria Secretaria-Geral da Presidência afirma, tal redução é para estimular o mercado de tecnologia no Brasil, atraindo maior investimento para o país. O decreto não precisa ser aprovado pelo Legislativo e entra em vigor imediatamente.

Porém, mesmo com a boa notícia para os apreciadores de videogames, a medida causou revolta em parte da população, que vê o preço da gasolina ficar mais cara a cada mês, assim como os alimentos, indagando as prioridades do Governo Federal. Além de questionarem se a redução não teria um motivo também familiar, já que Renan Bolsonaro, filho mais novo do presidente, possui uma empresa no setor tecnológico e acabaria sendo beneficiado pela medida.

Jonny Sales é aficionado pelo mundo nerd, que acompanha, debate e vivencia, seja numa roda de amigos, ou em suas redes sociais.

< Motocicletas podem ter isenção de pedágio em concessão de rodovias Cristo Redentor terá iluminação azul em homenagem a juventude nesta quinta <