Folia
'Carnaval da Retomada' com várias novidades em São Gonçalo
Corte Real foi eleita em evento neste sábado (6)

Depois de 11 anos sem corte momesca, São Gonçalo voltou a coroar sua realeza do samba. Em um evento marcado por emoção, cultura e resgate da memória popular, a LIGA SG e a Prefeitura elegeram, neste sábado (6), o novo Rei Momo, a Rainha e as Princesas que vão comandar o “Carnaval da Retomada” em 2026.
A festa, realizada no Centro de Tradições Nordestinas, em Neves, marca oficialmente o renascimento do Carnaval das escolas de samba no município.
Com o objetivo de resgatar a tradição da Corte Real do Carnaval, símbolo da festa popular e da identidade cultural gonçalense, o “Concurso da Corte do Carnaval de São Gonçalo 2026” reuniu atrações musicais, apresentações culturais e muita torcida.
Para o presidente da LIGA SG, Pitty de Menezes, a noite foi um divisor de águas:
“Hoje é um momento histórico, podemos dizer que o Carnaval das Escolas de Samba de São Gonçalo voltou. Esse evento de hoje é muito importante porque elege a corte momesca, para quem o prefeito entrega a chave da cidade, é a nossa realeza. Depois de 11 anos, retomamos essa tradição e nada mais justo do que trazer a corte real, que será exemplo para tantos gonçalenses”.
O concurso coroou Vitor Gonçalense como 1º Rei Momo e Único do Carnaval de 2026, Luana Cristal como Rainha, Isa Barbosa como 1ª Princesa e Lorena Garcia como 2ª Princesa.
A nova Corte será responsável por representar o espírito, a alegria e a diversidade do povo na temporada momesca que promete entrar para a história.
Para Vitor, assumir o título é também honrar sua família:
“É um turbilhão de emoções que eu não sei nem descrever. Eu vim hoje representando a ancestralidade, a minha avó foi uma das idealizadoras do Carnaval de São Gonçalo e minha mãe na juventude também foi uma grande porta-bandeira e hoje eu estou aqui, muito emocionado, com essa coroa na cabeça. Prometo representar com muito respeito todo o povo gonçalense”.
Os candidatos foram avaliados por uma comissão julgadora formada por artistas, representantes culturais, jornalistas e membros da sociedade civil.
Entre os critérios, estavam samba no pé, carisma, simpatia, comunicação, desenvoltura, presença de palco e engajamento com a cultura e a comunidade.
Para a secretária de Turismo e Cultura, Júlia Sobreira, o momento coroa um trabalho de reconstrução iniciado há anos.
“Na Prefeitura, nós começamos a fazer um movimento de resgate do Carnaval; há dois anos já temos o Carnaval Raiz e também tínhamos o desejo de voltar com o Carnaval das escolas de samba. Em conjunto com a LIGA SG, a gente se organizou e estamos aqui elegendo a corte momesca. É um grande marco para São Gonçalo”, afirmou.
Os vencedores receberam prêmios em dinheiro: R$ 5 mil para o Rei Momo e a Rainha; e R$ 2.500 para a 1ª e 2ª Princesas. Eles também terão a missão de atuar como embaixadores oficiais do Carnaval SG 2026, participando de ações institucionais, desfiles, eventos educativos e representações junto à Prefeitura e à Secretaria de Turismo e Cultura.

Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!




