Logo Enfoco


    Celebração

    Roda de samba em Niterói homenageia Tia Doca com protagonismo feminino

    Mais de 200 instrumentistas participam do projeto

    Publicado 06/12/2025 às 7:00 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Evento será protagonizado por alunas do projeto social Oficina das Minas
    Evento será protagonizado por alunas do projeto social Oficina das Minas |  Foto: Divulgação / Cássio Ramos

    No próximo sábado (13), Niterói será palco de uma grande celebração do samba: o clube Fluminensinho recebe a roda que homenageia a baluarte Tia Doca e seu clássico disco Pagode da Tia Doca. O evento será protagonizado pelas alunas do projeto social Oficina das Minas, sob a direção da sambista e professora de cavaco Dayse do Banjo. O ingresso solidário custa apenas R$ 2 e pode ser retirado pelo Sympla.

    Lançado em 2000 no quintal da casa de Tia Doca, o disco é considerado uma relíquia do samba, reunindo instrumentistas de referência nacional, como Carlinhos Sete Cordas e Márcio Vanderlei, com produção de Milton Manhães e vozes das Pastoras do Pagode da Tia Doca.

    O projeto Oficina das Minas, iniciado em 2023, oferece aulas gratuitas de cavaco, violão, percussão e preparação vocal, com foco na inclusão social e na valorização da mulher no samba. Em 2025, mais de 400 alunas participaram das atividades, aprendendo o repertório de Tia Doca e desenvolvendo habilidades musicais, autoestima e empoderamento.

    A banda base será composta pelas professoras do projeto: Valéria Gomes (violão), Dayse do Banjo (cavaco), Mari Araújo (pandeiro), Suelen Fonseca (surdo) e Luiza Dionizio (voz), com participação especial da percussionista Clarice Maciel.

    Além da homenagem a Tia Doca, a festa de fim de ano do projeto também prestará tributo a Tia Surica, presidente de honra da Portela, que integrou a primeira formação da Velha Guarda ao lado de Tia Doca. Durante o evento, será lançada a medalha Guardiã do Samba, prêmio anual dedicado a mulheres que são referência e inspiração no universo do samba.

    O projeto é financiado pelo Fomento Direto, da Secretaria Municipal de Cultura de Niterói.

    Tags

    Enfoco

    Enfoco

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Noite com tiros na Zona Norte de Niterói em meio a disputa entre facções

    Relacionados em Entretenimento