Doença
Cantor Milton Nascimento é diagnosticado com demência
Informação foi revelada pelo filho do artista

O cantor Milton Nascimento, de 82 anos, foi diagnosticado com Demência por Corpos de Lewy (DCL), uma condição grave, progressiva e sem cura, que causa complicações no quadro cognitivo. A informação foi revelada por seu filho nesta quinta-feira (2), à revista Piauí.
Segundo Augusto Nascimento, a doença foi descoberta em maio deste ano. “Quando vi que o meu pai apresentava uma piora brusca no quadro cognitivo, perguntei ao médico se seria uma loucura fazer uma viagem de motorhome com ele pelos Estados Unidos”, disse o filho do cantor.
Após o aval médico, a família iniciou a viagem e percorreu 4 mil km durante 17 dias, passando por Arizona, Utah, Idaho, Wyoming e Montana. Durante o percurso, Milton se manteve ao lado do filho, escolhendo a trilha sonora que embalou os dias na estrada.
Vale lembrar que, além do diagnóstico da demência, Milton Nascimento também convive com Parkinson desde 2023.
"O Parkinson vem trazendo limitações junto com a idade, junto com a questão da diabetes. Só que, em paralelo, ele está feliz com a vida”, revelou o filho.
O que é Demência por Corpos de Lewy (DCL)?
A Demência por Corpos de Lewy (DCL) é uma condição neurodegenerativa progressiva, considerada a segunda causa mais comum de demência degenerativa, depois do Alzheimer. Ela combina sintomas de demência, Parkinson e alucinações visuais, o que muitas vezes dificulta o diagnóstico correto.
Alguns sintomas da doença são tremores, rigidez muscular, lentidão de movimentos e alterações na marcha. Além disso, pessoas com DCL têm grande sensibilidade a antipsicóticos e tranquilizantes, o que pode piorar os sintomas de forma grave.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!