Polêmica
Claudia Leitte é vaiada no Carnaval de Salvador; vídeo
Público pedia respeito ao Axé

A cantora Claudia Leitte foi vaiada na tarde desta quinta-feira (27) durante a abertura do Carnaval de Salvador, no Circuito Osmar, em Campo Grande. Carlinhos Brown, que dividia o trio elétrico com a cantora, tentou acalmar os foliões, mas a situação não se resolveu.
A artista foi anunciada por Brown, mas as vaias começaram antes mesmo de ela dar o primeiro acorde. O cantor baiano, então, propôs que o público fizesse o "Ajayô", saudação a Oxalá que ficou famosa quando ele era jurado do The Voice Brasil. A tentativa não surtiu efeito, e o coro negativo continuou.
Para mudar o clima, Brown puxou o refrão de Bola de Sabão, um dos hits da carreira de Claudia Leitte, mas as vaias se mantiveram. Em vídeos que circulam nas redes sociais, alguns foliões aparecem pedindo respeito ao Axé. O evento celebrou os 40 anos do ritmo musical e reuniu 15 artistas no palco.
Entenda a polêmica
A rejeição à cantora acontece depois de uma polêmica envolvendo a troca da palavra "Yemanjá" por "Yeshua", que significa Jesus em hebraico, na música Caranguejo.
A mudança foi interpretada como desrespeito às religiões de matriz africana, e o Ministério Público da Bahia abriu um inquérito para apurar possível racismo religioso.
Em coletiva de imprensa, Claudia afirmou que o debate sobre racismo deve ser tratado com seriedade.
"Esse é um assunto muito sério. Daqui do meu lugar de privilégio, o racismo é uma pauta que deve ser discutida com a devida seriedade, e não de forma superficial", declarou.
Procurada pelo ENFOCO, a assessoria da cantora não respondeu até a publicação desta matéria.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!