Condenado
Eduardo Costa pode ser preso após ofensas contra ex-global
Sertanejo foi condenado por difamação contra Fernanda Lima
![Eduardo Costa e Fernanda Lima](https://cdn.enfoco.com.br/img/Facebook/120000/500x700/Eduardo-Costa-pode-ser-preso-apos-ofensas-contra-e0012654200202502051257-7.webp?fallback=https%3A%2F%2Fcdn.enfoco.com.br%2Fimg%2FFacebook%2F120000%2FEduardo-Costa-pode-ser-preso-apos-ofensas-contra-e0012654200202502051257.webp%3Fxid%3D609205&xid=609205)
O cantor Eduardo Costa, de 46 anos, está prestes a ser preso após a Justiça do Rio de Janeiro decidir alterar sua pena restritiva de direitos para privativa de liberdade. A mudança foi solicitada pelo Ministério Público (MP), pois o artista não cumpriu as condições de sua sentença, que foram determinadas após ele ser condenado por difamação contra Fernanda Lima, apresentadora do antigo programa Amor & Sexo, da TV Globo.
A confusão teve início em 2022, quando Eduardo Costa fez publicações ofensivas em suas redes sociais. Ele chamou Fernanda de "imbecil" e acusou o programa da apresentadora de ser “esquerdista, destinado a bandidos e maconheiros”.
Em seu post, o cantor ainda incitou o público a sabotar o trabalho de Fernanda. O ataque foi uma resposta à temática do programa que abordava a luta das mulheres contra o machismo, racismo e homofobia.
O caso foi levado à Justiça, onde o juiz Eric Scapim Cunha Brandão considerou que as declarações de Eduardo Costa aumentaram a possibilidade de incitação à violência contra Fernanda Lima. Como resultado, o cantor foi condenado a pagar uma indenização de R$ 70 mil por danos morais à apresentadora.
Em nota à revista Quem, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro explicou que o MP fez a solicitação para a mudança de pena devido ao descumprimento da sentença original por parte de Eduardo Costa.
"O Ministério Público requereu a revogação da substituição da pena restritiva de direitos para conversão em pena privativa de liberdade. Duas cartas precatórias foram encaminhadas para os juízos das comarcas de Indianápolis, em São Paulo, e de Belo Horizonte, em Minas Gerais – cidades onde o cantor possui residências – para intimá-lo junto com a sua defesa para justificarem as razões do descumprimento da sentença. Até agora nem o sertanejo nem seus advogados se apresentaram", informou o TJ-RJ em nota.
Procurada pelo ENFOCO, a defesa de Eduardo relatou que "desconhece eventual mandado de prisão expedido", afirmou em nota. "O que se tem conhecimento é que o cantor será notificado para prestar esclarecimentos nos autos, o que fará em tempo hábil. Que o artista, inclusive, está à disposição da justiça para quaisquer esclarecimentos, por meio de seus advogados", completou.
![Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco](/themes/portal-efo-deploy/assets/img/grupo_facebook/bg_grupo_facebook_mobile.png)
![Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco](/themes/portal-efo-deploy/assets/img/grupo_facebook/bg_grupo_facebook_desktop.png)
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!