Réveillon
Exclusivo: Ludmilla fala da Festa da Virada em Niterói e manda recado
Cantora será a atração principal da noite na Praia de Icaraí

A cantora Ludmilla vai comandar a festa da virada do ano em Niterói com um show inédito e plural, marcado pela estreia do R&B na contagem regressiva da cidade, na Região Metropolitana do Rio. Após a queima de fogos na Praia de Icaraí, a estrela pop sobe ao palco na madrugada de quinta-feira (1º) prometendo misturar funk, pagode e faixas do álbum recém-lançado Fragmentos, em uma apresentação pensada especialmente para o Réveillon, que deve reunir cerca de 400 mil pessoas.
Conhecida por transitar com naturalidade entre gêneros, Ludmilla prepara um espetáculo que dialoga com diferentes públicos e traduz o momento atual de sua carreira. A proposta é fazer da virada um grande encontro musical, sem rótulos.
"É Réveillon, né? Então vai ter de tudo! (risos) É um show especial, pensado pra celebrar, pra todo mundo se sentir representado. Vou entregar tudo que os fãs gostam e fazer aquela mistura que é muito a minha cara", antecipou com exclusividade ao ENFOCO.
Esta será a segunda apresentação da artista na cidade em apenas oito meses. Em abril, ela levou a turnê Numanice 3 ao Caminho Niemeyer, reforçando a relação construída ao longo dos anos com o público niteroiense, uma conexão que, segundo a cantora, vem desde o início da carreira.
Voltar a Niterói é sempre muito especial pra mim
"É uma cidade que eu canto desde o início da minha carreira, então tem uma conexão real, de verdade. Esse ano eu vivi momentos incríveis com o Numanice e poder encerrar o ano voltando pra esse público é emocionante".
Relação com os fãs
A troca constante com os fãs niteroienses é um dos pontos que mais marcam suas passagens pela cidade.
"Niterói sempre me recebeu com muito carinho, e isso faz toda a diferença no palco", lembrou.
Niterói mais R&B

Tradicionalmente marcada por shows de MPB e rock no Réveillon, Niterói abre espaço, em 2026, para novas sonoridades. Ludmilla pretende levar à virada essa fase mais ligada ao R&B, gênero que vem ganhando protagonismo em seus trabalhos recentes.
"Eu acho muito bonito quando a música abre espaço pra novas sonoridades e novas narrativas. Essa fase que eu estou vivendo no R&B é muito importante pra mim, porque é um gênero que eu amo, mas que ainda é discreto no Brasil. É também uma oportunidade de abrir caminho, de mostrar que o R&B brasileiro tem força e merece esse espaço", garante.
Tudo pronto
Mais cedo, durante a vistoria das balsas que serão utilizadas na queima de fogos do Réveillon 2026, um dos eventos mais aguardados da cidade, o prefeito Rodrigo Neves (PDT) comentou de forma descontraída sobre a diversidade musical da festa e revelou seu gosto eclético.
"Eu curto forró, adoro rock, brasileiro rock, internacional. Adoro o hip-hop, adoro um funkzinho de vez em quando, também é muito bom. E um sambinha também, que ninguém é de ferro, tomando uma cervejinha", disse.
Além dos grandes sucessos que marcaram sua trajetória, o público também pode esperar momentos mais intimistas com canções do álbum Fragmentos, lançado recentemente.
"Eu amo cantar as músicas de Fragmentos ao vivo com os fãs. A forma como o público recebeu esse álbum foi muito especial pra mim, mesmo sendo um trabalho mais intimista. Cada show vira um momento de troca muito forte, e levar isso pra virada do ano deixa tudo ainda mais simbólico", disse.
Recado da Lud
Antes de subir ao palco para a contagem regressiva, Ludmilla deixou uma mensagem positiva para os fãs e leitores do ENFOCO que vão celebrar a chegada do novo ano ao seu lado.

Quero desejar um Ano Novo de muita luz, amor e coragem pra todo mundo. Que a gente entre esse novo ano acreditando mais nos nossos sonhos, respeitando nossas histórias e celebrando quem a gente é. Vai ser incrível viver esse momento com Niterói"
Considerada a maior cantora negra da América Latina, Ludmilla acumula hits em diferentes gêneros, mais de 15 bilhões de streams e premiações ao redor do mundo, incluindo um Grammy Latino. Atualmente, ocupa o 6º lugar no ranking global das mulheres pretas mais ouvidas, ao lado de nomes como Beyoncé, Rihanna e Nicki Minaj.
Em 2024, ela fez história ao se tornar a primeira artista afrolatina a se apresentar no palco principal do Coachella, um dos maiores festivais de música do mundo.
Festa da Virada em Niterói
A programação do Réveillon na Praia de Icaraí, em Niterói, começa às 20h, com DJ e a Orquestra do Aprendiz Musical. Às 21h, o cantor Nando Reis sobe ao palco. Às 23h, é a vez da escola de samba Unidos do Viradouro animar o público.
À meia-noite, o céu será iluminado por 16 minutos de queima de fogos, distribuídos em cinco balsas posicionadas ao longo da orla. Após a virada, o palco recebe o show de Ludmilla, encerrando a noite com uma grande celebração.
Para reduzir os impactos em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), idosos, animais e pessoas sensíveis ao barulho, a cidade adotará fogos de baixo estampido. Ao todo, serão cinco pontos de queima de fogos: Praia de Icaraí, Praia de Itaipu, Santa Rosa (monumento de Nossa Senhora Auxiliadora), Caramujo (Pesc) e Vila Ipiranga (reservatório).

Ezequiel Manhães
Redator
Jornalista com experiência em hard news e produção audiovisual, tendo como foco reportagens factuais, especiais e conteúdos multimídia. Atua com rapidez, comprometimento e precisão na apuração, tendo como destaques coberturas de temas como política, economia, cidades, segurança pública e comportamento.

Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!



