Ato
Filipe Ret é flagrado fazendo pichação em via pública no RJ
Polícia Civil investiga o crime ambiental

A Polícia Civil investiga uma pichação feita pelo cantor Filipe Ret, de 40 anos, na noite desta sexta-feira (14), em um prédio localizado em Macaé, no Norte Fluminense. Segundo moradores, o imóvel fica a poucos metros de um batalhão da Polícia Militar.
O próprio cantor publicou em suas redes sociais o momento em que aparece pichando uma parede do local. Em outras imagens que circulam na internet, é possível vê-lo subindo nos ombros de outra pessoa para alcançar uma parte mais alta da área pichada, enquanto um terceiro homem grava a ação.
Filipe Ret estava na cidade para realizar um show no Centro de Convenções de Macaé. Veja o vídeo da pichação:
De acordo com a Polícia Civil, Até o momento, não houve registro com na delegacia da região. A 123ª DP (Macaé), contudo, ao tomar conhecimento do fato pelas redes sociais, abriu investigação pela prática de pichação, que é um crime ambiental.
Crime ambiental
A pichação é considerada crime ambiental, conforme o artigo 65 da Lei 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais), que prevê pena de detenção de três meses a um ano, além de multa, para quem pichar ou, por qualquer meio, conspurcar edificação ou monumento urbano.
Além de ser tipificada como crime, a pichação é vista como visualmente agressiva e contribui para a degradação da paisagem urbana, sendo considerada uma forma de vandalismo sem valor artístico.
Na maior parte das vezes, a prática ocorre em locais proibidos e durante a noite. Por se tratar de um ataque ao patrimônio público ou privado, o ato é passível de prisão e multa.

Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!




