Polêmica
Lula classifica como 'cretinice' fala de Zezé sobre o SBT
Cantor criticou presença do presidente no novo canal da emissora

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva saiu em defesa das filhas de Silvio Santos nesta quinta-feira (18), ao comentar as críticas feitas pelo cantor Zezé Di Camargo ao SBT após a inauguração do canal de notícias SBT News. A manifestação ocorreu ao fim de uma entrevista coletiva no Palácio do Planalto.
Dirigindo-se a jornalistas da emissora presentes no local, Lula pediu que sua mensagem fosse levada à família Abravanel, que assumiu o comando do grupo após a morte de Silvio Santos. O presidente classificou como ofensivos os ataques direcionados às herdeiras e afirmou que o cantor não teria adotado o mesmo tom se estivesse se referindo a homens.
Na fala, Lula associou o episódio a um debate mais amplo sobre violência de gênero e disse que sua atuação no enfrentamento ao feminicídio é um compromisso concreto do governo.
“Aliás, eu queria terminar esta entrevista aqui… Quem é do SBT aqui? Quero que você transmita às filhas do Silvio Santos a minha solidariedade pela cretinice do ataque que o Zezé Di Camargo fez a elas. Ele não teria coragem de fazer aquele ataque a homens, mas fez a mulheres. E quero terminar dizendo para vocês, mulheres, que a minha luta contra o feminicídio é de verdade”, disse o petista.
A declaração foi uma resposta direta a um vídeo divulgado por Zezé Di Camargo no início da semana, no qual o artista pediu que o SBT deixasse de exibir o especial de Natal que ele gravou e acusou as filhas de Silvio Santos de estarem se “prostituindo” para o governo, em razão da presença do presidente e de ministros do STF no evento de lançamento do novo canal.
Filha de Silvio Santos defende SBT
Dias antes, a presidente do SBT, Daniela Abravanel Beyruti, já havia se pronunciado sobre o episódio. Em carta aberta divulgada na segunda-feira (15), ela lamentou as críticas feitas ao SBT News antes mesmo da apresentação da proposta editorial do projeto e mencionou a ausência de diálogo em torno do tema, sem citar nomes.
No texto, Daniela afirmou que o novo canal foi criado a partir do reconhecimento conquistado pelo jornalismo da emissora ao longo dos anos, incluindo menção do Instituto Reuters como o mais confiável do país. Segundo ela, o SBT News nasce com o compromisso de seguir os princípios defendidos por Silvio Santos, com imparcialidade, isenção e apresentação dos fatos sem alinhamento político.
O canal foi lançado na última sexta-feira (12) com a presença de representantes dos três Poderes. A família Abravanel também destacou que a emissora não utilizará algoritmos que estimulem polarização ou divisão social, nem fará uso de inteligência artificial nos conteúdos jornalísticos.
“Queremos entregar ao Brasil um jornalismo confiável, independente e de qualidade, que é a nossa marca”, afirmou Daniela ao concluir a carta.

André Silva
Repórter
Bastante ativo na cobertura cultural, ja foi contemplado com o Prêmio Themis de Jornalismo, concedido pelo TJRS. Além da cultura, caminha por várias editorias, inclusive em cobertura de eventos internacionais, como a Cúpula do G20 e o encontro dos Brics.

Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!



