Contraste
Morador de São Gonçalo, 'Jarbas' de Vale Tudo abre jogo sobre casamento
Leandro Firmino vive com Letícia Freitas

O ator Leandro Firmino, de 47 anos, está de volta à TV em grande estilo com o personagem Jarbas, na nova versão da novela "Vale Tudo", da TV Globo. Carismático e cheio de contrastes, Jarbas é casado com Consuelo, vivida por Belize Pombal, uma mulher firme, controladora e que comanda o lar com pulso forte. Mas, fora da ficção, a realidade de Leandro é bem diferente.
Casado há 10 anos com a publicitária Letícia Freitas, de 37, o ator vive um relacionamento baseado no companheirismo e, no que chama, de pequenas desorganizações do dia a dia. O casal tem um filho de 7 anos, o pequeno Levi da Hora.
Jarbas é um personagem que carrega as marcas de uma vida de superações. Criado em uma família humilde, foi cercado de afeto e bons valores, mesmo enfrentando dificuldades financeiras. Com a morte precoce do pai, assumiu responsabilidades cedo, tornando-se o "homem da casa" ainda na juventude. Essa vivência moldou um homem responsável, atento aos detalhes do cotidiano e bastante regrado.
Na trama, porém, ele é muitas vezes “dominado” pela esposa Consuelo, que não mede palavras nem ações para manter tudo sob controle. Esse domínio rendeu ao casal um apelido nos bastidores, ela é a “xerife” da casa. Na vida real, a situação é bem mais equilibrada, embora Leandro admita que Letícia também tenha um jeitinho de “mandona”, como ele mesmo diz com humor.
“Minha esposa Letícia, tem um pouco de ser mandoba, é o natural de toda mulher. Mulheres amadurecem mais rápido que os homens”, comentou o ator, reconhecendo que em algumas áreas do dia a dia, como finanças e compromissos, a esposa é muito mais organizada.
“Eu sou um pouco mais lento… Na verdade, eu procrastino mais”, disse, revelando que até na desorganização os dois se encontram.
“Ambos têm essa mania de tirar as coisas do lugar e não pôr de volta. A casa vira uma zona às vezes”, brincou.
Reflexos do personagem na vida real
Quando questionado sobre como enxerga a personagem Consuelo, Leandro analisa o impacto que ela causa principalmente entre os homens que assistem à novela. “Muitos me param na rua e falam, ‘Pô, tua esposa na novela é muito chata, hein!’”, relata. Mas ele entende esse incômodo como um reflexo de padrões culturais.
“Por uma série de questões de criação, de machismo… muitos homens não aceitam serem cobrados ou orientados por suas companheiras”, disse.
Leandro também vê Consuelo como uma mulher que foge dos padrões modernos.
“Ela é considerada careta porque exige responsabilidade, compromisso. E hoje, muita gente não quer isso. No mundo em que a gente vive, cada vez mais as pessoas querem se esquivar de responsabilidades, inclusive nas relações”, avalia.
Morador de São Gonçalo, Leandro também falou com orgulho sobre suas raízes.
“Pô, cara, eu me sinto super honrado. São Gonçalo é celeiro de músicos, escultores, poetas, atores e outros tipos de artistas”, afirmou, destacando sua alegria em representar a cidade em uma produção de alcance nacional.
A novela Vale Tudo, tem conquistado o público com um olhar renovado sobre temas sociais e familiares.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!