Despedida
Velório de Preta Gil será no Rio, mas sem data confirmada
Cantora será homenageada em canais de TV e streaming

O cantor Gilberto Gil informou, em comunicado divulgado nesta segunda-feira (21), que ainda não há previsão para a chegada do corpo de Preta Gil ao Brasil. A cantora morreu em Nova Iorque, nos Estados Unidos, onde fazia tratamento contra um câncer colorretal. Ela será velada no Rio de Janeiro, mas a data ainda não foi definida.
“Informamos que, neste momento, ainda não há previsão para a repatriação do corpo de Preta Gil ao Brasil. Ela será velada na cidade do Rio de Janeiro, onde sua família, amigos e o público poderão prestar suas últimas homenagens”, escreveu o pai da cantora.
A informação oficial foi divulgada após a morte de Preta, aos 50 anos. O corpo da artista, segundo a correspondente Carolina Cimenti, da "Globo", pode retornar ao país entre quarta (23) e quinta-feira (24).
De acordo com o "Portal LeoDias", a cerimônia deve acontecer no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com cortejo em trio elétrico, seguido do sepultamento, conforme o desejo da artista.
O Governo do Estado confirmou ao ENFOCO que ofereceu para a família o Theatro Municipal para o velório da cantora Preta Gil como" forma de homenagear o legado da cultura do país para a artista e ícone da luta feminina".
A família aguarda a liberação para realizar o velório, que deve ser aberto ao público e ocorrer em local de destaque na cidade, com cortejo e sepultamento acompanhados por fãs e amigos, como era desejo da cantora.
Preta enfrentava um câncer colorretal desde janeiro de 2023. Passou por sessões de quimioterapia, radioterapia e cirurgia. Em 2025, decidiu seguir com um tratamento experimental nos Estados Unidos, no Memorial Sloan Kettering Cancer Center, uma das instituições de referência no combate ao câncer.
Homenagens
Canais da TV e plataformas de streaming prepararam programações especiais para homenagear Preta Gil. No Multishow, vai ao ar nesta segunda (21), às 18h, o TVZ Ao Vivo – Para Sempre Preta, com apresentação de Guilherme Guedes e a exibição de clipes da cantora. Em seguida, o canal exibe sua participação em Voz da Consciência e reapresenta o Música Boa ao Vivo, no qual dividiu o palco com Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Péricles, Mumuzinho e Pablo.
O GNT transmite a participação de Preta com a irmã Bela Gil no Bela Cozinha, além de reprises dos programas Uma Senhora Panela, Quem Não Pode Se Sacode, Que História É Essa, Porchat, Angélica 50 & Tanto e Papo de Segunda. O canal também reapresenta a entrevista da artista ao Conversa com Bial, sobre sua biografia lançada em 2024.
No Canal Brasil, o episódio de Amigos, Sons e Palavras com Gilberto Gil, Preta e Bem será exibido às 19h45. Na conversa, Preta fala sobre sua trajetória artística, sua criação e os valores herdados da família.
Já o Globoplay disponibilizou uma seleção de atrações com a presença da cantora, como Pipoca com Ivete, Altas Horas, Encontro, Mais Você, Programa do Jô, entre outras.
Os sites "G1" e "Gshow" acompanham os desdobramentos da despedida da artista, com atualizações sobre o velório, sepultamento e homenagens. Também relembram momentos marcantes da carreira e depoimentos de familiares e amigos.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!