Entretenimento

Cubango, Porto da Pedra e Sossego desfilarão no mesmo dia

A vermelha e branca de São Gonçalo foi a terceira colocada do grupo A. Foto: Arquivo/Pedro Conforte

A Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Lierj) já definiu a ordem de desfiles da série A do carnaval carioca, na tarde desta quinta-feira (17). As três representantes de Niterói e São Gonçalo na disputa vão desfilar na sexta-feira de carnaval, com data ainda a ser confirmada pela Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa).

A previsão é de que os desfiles aconteçam a partir do dia 9 de julho de 2021. Mas, segundo a Liesa, a festa só será possível caso estejam definidas as condições sanitárias para que o evento aconteça, entre elas, a vacinação em massa da população. Desta forma, estão previstos para a série A os dias 9 (sexta-feira) e 10 (sábado).

A Acadêmicos do Cubango, da Zona Norte de Niterói, será a segunda a passar pela Marquês de Sapucaí no primeiro dia de carnaval. A escola levará o enredo 'Onilé Cubango', de autoria dos carnavalescos Alexandre Rangel e Raphael Torres, para a avenida. No último carnaval, a agremiação foi a quinta colocada, com 268,8 pontos.

Com imprevistos durante a passagem pela Sapucaí, a Verde e Branco acabou prejudicada e já iniciou a apuração com um décimo a menos, por problemas em um dos carros alegóricos. A agremiação da Zona Norte de Niterói trouxe para a avenida, a história do intelectual negro Luiz Gama, considerado o Patrono da abolição da escravidão no Brasil.

Carro sofreu com problemas no desfile de 2020. Foto: Arquivo/Pedro Conforte

A Unidos do Porto da Pedra, de São Gonçalo, será a quarta a entrar na Sapucaí em 2021. A agremiação contará o enredo "O Caçador que traz alegrias", que será desenvolvido pela carnavalesca Annik Salmon. O 'Tigre' foi a mais bem colocada da região no último carnaval, quando garantiu a terceira colocação na disputa, com 269,2 pontos.

Mesmo enfrentando dificuldades financeiras na construção e execução do carnaval, a Vermelho e Branco gonçalense levou para a avenida o enredo "O que é que a baiana tem? Do Bonfim à Sapucaí", também desenvolvido por Annik Salmon.

'Tigre' garantiu a terceira colocação. Foto: Arquivo/Pedro Conforte

Para fechar com chave de ouro o primeiro dia de carnaval da série A, a Acadêmicos do Sossego entrará na Marquês de Sapucaí para retratar as 'Visões Xamânicas". O objetivo da escola de Niterói é levar uma saga épica imaginada entre o presente e futuro, com a narrativa inspirada em relatos de David Kopenawa o grande Xamã Yanonami.

O enredo abordará o fato em que a humanidade se encontra exatamente, onde grandes profecias xamânicas disseram que chegaríamos: no colapso do planeta provocado por um sistema de ambição e consumo. A agremiação do Largo da Batalha ficou na oitava posição no último carnaval, com 268,1 pontos, com o enredo “Os Tambores de Olokun”, em comemoração aos 50 anos da escola, que misturou samba com o Maracatu.

Sossego ficou na oitava colocação. Foto: Arquivo/Pedro Conforte

Confira a ordem de desfiles

Sexta-feiraSábado
Em cima da horaLins Imperial
Cubango Inocentes
Unidos da Ponte Estácio de Sá
Porto da PedraSanta Cruz
União da Ilha UPM
Unidos de BanguVigário Geral 
Sossego Império da Tijuca 
        —Império Serrano 

Mudança de nome

Durante o desenvolvimento da pauta, nesta quinta-feira (17), ficou resolvido que, a partir do próximo ano, os desfiles das escolas filiadas à Lierj passarão a se chamar Série Ouro, nomenclatura sugerida durante a reunião e aprovada por todos os presidentes que se fizeram presentes, nome que inclusive chegou a ser sugerido na criação da Lierj para o carnaval 2013.

< Covid-19 circula mais em Inoã e Itaipuaçu Após acidente fatal, surfista responderá em liberdade <