Entretenimento

Dia do Amigo: as melhores lutas entre aliados no universo geek

Essa poderia ser mais uma matéria fofa sobre o poder da amizade, companheirismo, paz e amor no Dia do Amigo, comemorado nesta terça-feira (20), mas todos nós sabemos que amizade nem sempre é um mar de flores. Com certeza você já discutiu com um amigo, sumiu do Whatsapp por um tempo e depois voltaram a se falar como se nada tivesse acontecido. Pois bem, isso também ocorre no mundo nerd, só que muitas das vezes rende uma boa briga antes da conciliação!

Batman vs Superman

Um herdeiro mimado de uma grande metrópole da Terra e um alienígena criado no interior dos Estados Unidos: essa amizade não poderia ser mais aleatória. Ambos unidos pelo mesmo objetivo, salvar pessoas, mesmo que com métodos um tanto diferentes, já que o Superman é tido como o exemplo da virtude e paz, e o Batman, o sombrio lado da justiça. E são justamente essas diferenças e a dualidade entre os dois opostos, porque se você refletir um pouco verá que o Homem de Aço retira toda sua força e habilidades do sol amarelo da Terra (luz) e o Cavaleiro das Trevas tem sua vantagem na noite (escuridão), que já fez os dois maiores heróis da DC Comics se enfrentarem diversas vezes nos quadrinhos e no cinema.

https://www.youtube.com/watch?v=IHDgrNxO-5I
Batman Vs Superman: A Origem da Justiça. Vídeo: Divulgação

O embate mais famoso entre Batman e Superman aconteceu nos quadrinhos Batman: O Cavaleiro das Trevas, em que o Homem Morcego, quase idoso, volta a vestir o seu manto sombrio, dessa vez de metal, para enfrentar o krytoniano, em uma das batalhas mais violentas já vistas na DC Comics. Tal briga foi inspiração para os cinemas no polêmico filme Batman Vs Superman: A Origem da Justiça, que deu o pontapé inicial na formação da equipe composta pelos dois, Mulher-Maravilha, Aquaman, Flash e Ciborgue. Além dessa luta, os dois pioneiros das histórias me quadrinhos já se enfrentaram também em outras histórias, como Injustiça e Batman: Silêncio, com o Batman ganhando quase todas.

Professor Xavier vs Magneto

Imagem ilustrativa da imagem Dia do Amigo: as melhores lutas entre aliados no universo geek
Professor Xavier e Magneto são a representação nas HQs de Martin Luther King e Malcolm X. Foto: Reprodução

Uma das duplas de amigos mais complexas da Marvel, inspiradas em dois ícones históricos de combate ao racismo, também formam os lados de uma mesma moeda e que, apesar das lutas, mantém uma relação...relativamente saudável. Professor Xavier e Magneto são a representação nas HQs de Martin Luther King e Malcolm X, possuindo em sua narrativa a mesma história de King e Malcolm, já que os dois ativistas da luta racial sempre discutiam as melhores formas de se obter respeito da população, porém Luther defendia um ativismo mais brando e totalmente pacífico, enquanto Malcolm comandava o grupo dos Panteras Negras, que realizava ataques de resistência contra racistas na rua.

Não há um quadrinho em específico em que os dois anciãos mutantes tenham tido um grande embate, já que desde o primeiro encontro entre eles, durante a Segunda Guerra Mundial, a dupla mantêm um certo respeito, uma vez que não desejavam exterminar um ao outro, apenas convencer que o seu caminho era o mais efetivo para conquistar o respeito que a raça mutante merece na sociedade. Apesar da história conturbada, no arco dos quadrinhos X-Men em 2021, Professor Xavier e Magneto estão lado a lado em Krakoa, ilha habitada somente por mutantes e resolvendo juntos questões políticas de interesse mutante.

Homem de Ferro vs Capitão América

Luta aconteceu nos quadrinhos Guerra Civil, um grande evento da Marvel. Foto: Reprodução

Um soldado do passado e um empresário futurista, lógico que em algum momento os dois iriam se enfrentar por conta dos ideais totalmente divergentes. Tal luta aconteceu nos quadrinhos Guerra Civil, um grande evento da Marvel que separou os heróis da empresa em dois lados, o de Tony Stark, que defendia o Registro de Super-Humanos, e de Steve Rogers, que era contra o registro. Na HQ, que foi precariamente adaptada para os cinemas, a obrigatoriedade do registro se deu porque os Novos Guerreiros, uma nova equipe de heróis, ao tentar aumentar a sua popularidade com um reality show que os acompanhava em ação, acabou matando milhares de pessoas, incluindo crianças, quando enfrentaram um perigoso vilão perto de uma escola.

https://www.youtube.com/watch?v=FRLYZn5PGuA
Capitão América: Guerra Civil. Vídeo: Divulgação

No final dos quadrinhos, Capitão América se rende, pois vê que é a única forma de evitar a morte de mais heróis, sendo considerado derrotado, porém nos cinemas, em uma das diversas mudanças do filme, é o Capitão que deixa o Homem de Ferro impossibilitado de reagir e desaparece juntamente com o Soldado Invernal, o qual defendeu o longa inteiro. Apesar de literalmente causarem uma guerra nos quadrinhos e no Universo Cinematográfico Marvel, Tony Stark e Steve Rogers resolveram as suas diferenças tempos depois e se uniram novamente na equipe Vingadores, a fim de derrotar Thanos.

Obi-Wan Kenobi vs Anakin Skywalker

Os protagonistas da trilogia prequel Star Wars. Foto: Reprodução

Então, nem todas amizades terminam bem, pelo menos em vida, se resolvendo apenas além da Força, como é o caso de Obi-Wan Kenobi e Anakin Skywalker. Os dois protagonistas da trilogia prequel Star Wars começaram como mestre e aprendiz e estreitaram os laços até se tornarem melhores amigos, porém, a ambição de Anakin o fez inclinar para o lado negro da força, fazendo com que os dois travassem uma sangrenta batalha, que resultou na transformação de Skywalker em Darth Vader, ao final de Star Wars III - A Vingança dos Sith.

A culpa por ter fracassado com seu melhor amigo corroeu Kenobi ferozmente e o fez se isolar por anos, vivendo como um eremita, até começar sua nova jornada com Luke Skywalker, filho de Anakin. Nessa nova aventura, Obi-Wan é morto por Darth Vader em Star Wars - Uma Nova Esperança, virando um fantasma da Força, que encontraria o amigo, já redimido por todo mal que fez, na além-vida, aparecendo no sexto episódio da saga, juntamente com Mestre Yoda.

Esses são apenas alguns exemplos de que as amizades nem sempre são flores, que há dificuldades e brigas, mas que a superação desses desentendimentos pode fortalecer muito os laços, mas, por favor, não cheguem aos extremos retratados nos quadrinhos e celebrem as suas amizades da forma mais saudável possível!

Jonny Sales é aficionado pelo mundo nerd, que acompanha, debate e vivencia, seja numa roda de amigos, ou em suas redes sociais.

< Mia Khalifa, a ex-atriz pornô que foi parar na CPI da Covid Tiroteio termina com um morto e um baleado em Santa Izabel <