Entretenimento

Encanto: novo filme da Disney que promete levar o público às lágrimas

https://www.youtube.com/watch?v=uMuYED1SEAU&t=10s

Preparem os lenços, porque a Disney, mais uma vez produziu uma animação de arrancar lágrimas até dos mais duros corações. Encanto, novo e primeiro desenho colombiano da casa do Mickey, chegou aos cinemas nesta quinta-feira (25), trazendo drama familiar, músicas narrativas e emoção para toda a família, algo já tradicional da empresa que encanta o público há décadas.

Encanto conta a história da família Madrigal e sua casa mágica, na qual cada um de seus moradores recebe um dom especial para ajudar na manutenção da pequena vila onde vivem, com exceção da protagonista Maribel. Porém, quando a 'casita' começa ruir e os poderes desaparecem, cabe justamente a única pessoa da família que não tem nenhum dom especial investigar e resolver o problema.

A produção fica sob a responsabilidade de Jared Bush, que também esteve na produção de Moana (2016) e Zootopia (2016), todos longas de sucesso e que, de certa maneira, retratam o mesmo tema: as expectativas que a família impõe sobre um determinado membro.

Cultura colombiana

Encanto é um dos poucos filmes da Disney que utiliza fatos históricos reais para movimentar a ficção presente no desenho. Na animação, a família Madrigal deve fugir da sua terra natal por conta de uma guerra, na qual a 'Abuelia' narra ter acontecido há cerca de 50 anos atrás, data que bate com o Conflito Armado na Colômbia, um dos vários cenários de violência ocorridos no país, que atualmente vive em acordos de paz por conta de seu violento passado.

Além dos fatos históricos, a animação também traz a arquitetura, vestimentas, comidas e ritmos típicos da cultura colombiana, cumprindo a tarefa de apresentar ao mundo um pouco sobre a vivência daquele local, algo que a Disney tem se prestado a fazer nos últimos filmes, saindo um pouco da temática tradicional americana.

As diversas camadas de Encanto

Imagem ilustrativa da imagem Encanto: novo filme da Disney que promete levar o público às lágrimas
A animação consegue agradar crianças ao mesmo tempo que faz os adultos refletirem. Foto: Divulgação/Disney Studios

Assim como é de costume nos filmes da Disney, a nova produção traz diversão para toda a família. Em Encanto temos desde animais fofinhos e músicas animadas para os mais novos, até debates profundos sobre a pressão familiar, algo que pode não ser notado pelas crianças, mas que adolescentes e adultos, os quais já passaram por esses problemas, irão se identificar rapidamente com alguns dos personagens retratados, uma vez que cada um deles possui uma característica e complexidade diferente.

Outra informação relevante para os espectadores, que pode agradar mais os adultos do que as crianças, é que as músicas são em um estilo narrativo, ou seja, não possuem refrãos repetitivos que vão grudar na sua cabeça por meses (eu sei que você ainda repete "let it go"), mas com letras essenciais para o entendimento da história, tanto que se você perder uma frase, pode não compreender algo importante para a animação.

Assistir nos cinemas ou esperar na Disney+?

Diferente de outras animações lançadas em 2021, como Raya e o Último Dragão que estreou simultaneamente nos cinemas e no serviço de streaming da Disney, tendo acesso antecipado somente por quem pagasse um valor a mais que a assinatura mensal, Encanto estreia exclusivamente nos cinemas, mas com o prazo de 30 dias até chegar na Disney+, ou seja, a 60ª animação da casa do Mickey chegará por volta de 24 de dezembro ao serviço de streaming.

Apesar da animação ser rica em detalhes, belíssimamente colorida e bastante musical, ela não traz muito dos elaborados recursos em 3D ou iMAX, que atualmente são os principais diferenciais do cinema, podendo ser tranquilamente assistido em casa, na Disney +, sem perder muito da experiência que teria ao ver nas telonas.

Mas, para os mais ansiosos, Encanto vale sim o valor do ingresso (dependendo, é claro, de quanto custa no seu cinema favorito).

E aí, prefere correr para os cinemas ou espera para assistir em casa?

< Mais de 40 artistas serão premiados com R$ 125 mil no Rio de Janeiro PF mira atividade ilegal de segurança privada no Rio <