Entretenimento

Exposição no MAC revela como viajar pelo mundo sem sair do lugar

https://www.youtube.com/watch?v=kY3rjcffP_c&feature=emb_title
Trailer da exposição mostra um pouco do que poderá ser visto no museu até domingo. Vídeo: Divulgação

A observação das imagens e sons de pessoas comuns em locais públicos pode nos levar a viagens por diversas culturas nos mais diversos lugares do mundo, uma verdadeira imersão na transculturalidade. E é essa a proposta da obra “Derive 01”, exposição virtual imersiva, que já em sua origem confirma que para a cultura não existe mais fronteiras, pois sua autoria é dividida pela brasileira radicada em Nova York, Cândida Borges com o colombiano Gabriel Mario Vélez.


A obra, inédita no Brasil, fará parte das comemorações dos 25 anos do Museu de Arte Contemporânea (MAC), em Niterói, com visitas presenciais até o próximo dia 12 de setembro e online no site do museu, de 7 a 30 de setembro.

Sobre a obra:


“Derive 01” faz parte do projeto macro “Transeuntis Mundi”, e já foi vista em sete países desde sua estreia, em 2019, na Feira Internacional do Livro e da Cultura, na Colômbia.


O projeto “Transeuntis Mundi” está em constante construção desde 2018, retratando a transculturalidade que resulta das migrações, com captação de sons e imagens, em realidade virtual, de pessoas (transeuntes) em lugares públicos de várias cidades do mundo como Nova York, Londres, Rio de Janeiro e Bogotá. A obra é uma viagem pela vida cotidiana de várias partes do mundo, numa imersão de imagem e som 360, que transporta o visitante por quatro continentes distintos.


Originalmente montada como uma instalação imersiva com realidade virtual de projeções e esculturas sonoras, em função da pandemia a obra tem sido apresentada em festivais online, podendo ser acessada por computadores e celulares.

Sobre os artistas

Cândida Borges
Radicada em Nova York, a artista transmídia e musicista é Professora Associada da Unirio (BR), Pesquisadora Visitante da Universidade de Antioquia (CO), Pesquisadora Visitante da Columbia University (US) e Doutoranda pelo Interdisciplinary Center for Computer Music Research/Plymouth University (UK).

Gabriel Mario Vélez
Artista transmídia e visual, Decano e Professor de Artes da Universidade de Antioquia (CO), Pós-Doutor em Artes pela Universidade Nacional de Córdoba (ARG) e Doutor em Artes pela Universidade Complutense de Madrid (ESP).

Serviço:


Museu de Arte Contemporânea (MAC)
Datas: 7 a 12 de setembro (presencial), 7 a 30 de setembro (online)
Site do MAC: http://transeuntismundi.com/mac2021/

< Cantora Thaeme Mariôto é escolhida para apresentar nova coleção de lingerie Bolsonaro cita 'calor do momento' sobre declarações <